Gravataí será a próxima cidade a receber o Fórum Gaúcho de Arborização Urbana (FGAU). O anúncio de que o município da Região Metropolitana foi escolhido para sediar a programação aconteceu em Caxias do Sul — cidade que recebeu o evento este ano. Realizado desde 2009, o Fórum discute amplamente o tema da arborização urbana no Rio Grande do Sul, além de qualificar técnicos e ambientes urbanos por meio da participação de palestrantes nacionais e internacionais.
Gravataí é referência em unir a sustentabilidade dos seus espaços e o crescimento econômico. Sediar o evento contribui para a construção de novas parcerias, desenvolvimento de boas práticas no município e para a construção de uma relação afetiva da comunidade com as áreas de proteção, preservação e arborização.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Diego Moraes, a ideia é viabilizar a realização do Fórum Gaúcho de Arborização no mesmo período em que acontece a Feira Agrorural e Turística de Gravataí (Fearg) — evento que reuniu mais de 50 mil pessoas em 2022.
Preocupação ambiental
Respeitando a importância do ecossistema onde o município está inserido, frequentemente a Secretaria de Meio Ambiente de Gravataí realiza ações de Educação Ambiental e projetos de reflorestamento. A arborização urbana é pensada de forma a proteger a manutenção das espécies nativas e a sua compatibilização com os espaços públicos.
Projetos de doação de mudas, proporcionando maior inserção da comunidade e consciência tecnológica, fazem parte da iniciativa. “Gravataí é um polo de grandes empresas e empreendimentos de moradia. Compatibilizar o crescimento da cidade e a manutenção das suas belezas naturais é o principal objetivo”, ressalta o secretário Moraes.