Novo Plano Diretor dá continuidade ao seu processo de elaboração com reuniões internas

Intenção é garantir o bem-estar dos habitantes, com legislações mais modernas e adequadas.

Dando sequência ao processo de elaboração do Novo Plano Diretor Municipal, a Equipe Técnica Municipal (ETM) e a Equipe Técnica Contratada (ETC) do Consórcio Cadaval-Cidade Viva reuniram-se, na quarta-feira (21/9), em formato remoto, para a primeira discussão interna referente ao Produto 8, que trata dos conceitos e critérios a serem adotados para o Novo Plano Diretor Municipal, conforme o Plano de Trabalho aprovado. A Prefeitura de Gravataí já realizou quatro audiências públicas, sendo que os relatórios, sínteses e os resultados das leituras comunitárias realizadas já foram disponibilizados para a população, no subportal específico.

Na reunião, as equipes abordaram as diretrizes para zonas e áreas especiais, discutindo a estratégia de ocupação a ser proposta para o território. O objetivo é seguir os conceitos contemporâneos do planejamento urbano, levando em consideração o contexto ambiental e climático atual, de soluções baseadas na natureza (SbN) e do desenvolvimento orientado ao transporte (TOD).

De acordo com o cronograma do processo de discussões, temas como sistema viário, sistema participativo de gestão urbana e parcelamento do solo estão pautados para as próximas reuniões, que irão ocorrer durante todo o mês de outubro. A ETC irá debater com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, a Procuradoria Geral do Município e demais secretarias afins aos temas debatidos.

Com a formatação da proposta a ser aceita pelos técnicos e a gestão municipal, será feita uma apresentação ao Núcleo Gestor no dia 1° de novembro, de acordo com os procedimentos adotados nas demais etapas realizadas até o momento. Partindo disso, a quinta audiência pública está prevista para o dia 16 de novembro, para discussão com toda a população.

Lançado oficialmente em 15 de setembro de 2021 pelo prefeito Luiz Zaffalon, o projeto do Novo Plano Diretor tem como objetivo principal promover adequações nas áreas urbana e rural da cidade, proporcionando o desenvolvimento das funções sociais do município e garantindo o bem-estar dos seus habitantes, com legislações mais modernas e adequadas.

Todas as informações, notícias e relatórios produzidos podem ser acessados no subportal específico do Novo Plano Diretor e o cronograma com as próximas datas das reuniões podem ser conferidas no material em anexo. Contatos pelo email novoplanodiretor@gravatai.rs.gov.br

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade