Município obteve melhor desempenho no Previne Brasil entre cidades com mais de 200 mil habitantes. Programa do Ministério da Saúde mede a qualidade e o desempenho da Atenção Primária à Saúde.
Gravataí obteve o melhor Índice Sintético Final (ISF) do Previne Brasil entre as cidades com mais de 200 mil habitantes do Rio Grande do Sul. O programa do Ministério da Saúde serve como parâmetro para o financiamento das ações na área de Atenção Básica a partir de sete indicadores estabelecidos. O período de análise dos dados refere-se ao 2° quadrimestre de 2022, composto pelos meses de maio, junho, julho e agosto.
“Temos uma rede de saúde ampla e com profissionais qualificados. Nossa gestão trata a Atenção Primária como prioridade, sempre buscando qualificar ainda mais o atendimento ofertado à população”, comentou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Durante a apresentação dos indicadores, direcionada a coordenadores e representantes dos quatro distritos da Atenção Básica, o secretário reforçou que esses dados ratificam os méritos das equipes que atendem a comunidade gravataiense. Cerca de 3 mil pessoas são atendidas, diariamente, nas 29 unidades de saúde do município, que são as principais portas de entrada dos usuários para os serviços de saúde e que promovem um serviço qualificado aos munícipes.
Entre os indicadores avaliados no ranking do Previne Brasil, estão índices como a proporção de gestantes com, pelo menos, seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação, e a proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas na Atenção Primária à Saúde (APS) contra doenças como tétano, difteria, hepatite B e poliomielite. A proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado é outro componente a fazer parte dos sete indicadores analisados.
O coordenador da Atenção Básica da SMS, Luciano Albrecht, celebrou o resultado, reforçando a qualidade dos serviços realizados pelos servidores do município. “O bom resultado é fruto de uma construção coletiva da SMS e reflete o comprometimento das equipes de Atenção Básica”, enfatizou.
Na avaliação anterior, referente ao 1º quadrimestre de 2022, Gravataí havia ficado com o melhor resultado entre as dez maiores cidades e a segunda colocação entre as cidades com mais de 100 mil habitantes do Rio Grande do Sul. Os dados são informados a partir de indicadores retirados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab).
“Os indicadores do Previne Brasil medem o tamanho do nosso comprometimento como profissionais de carreira na Atenção Básica. É uma avaliação do quanto o paciente é cuidado nas suas necessidades básicas para a prevenção, e nós, profissionais dos postos de saúde, principalmente, os enfermeiros, somos os protagonistas na busca constante deste ótimo desempenho. Parabéns para nós, que seguimos sempre fazendo com maestria o nosso trabalho, diariamente, mesmo frente às dificuldades que, por vezes, enfrentamos”, apontou a coordenadora da USF Princesa Isabel e representante do Distrito Sul, Genandra Folgiarini, enfermeira da rede municipal há 12 anos.