Estudantes da QI adaptam técnica para controle de crises de ansiedade para o meio digital

Os estudantes do curso técnico em informática da QI em Gravataí, Aécio Brumel Medeiros da Silva e João Victor Roth, desenvolveram um projeto que adapta a técnica dos cartões de enfrentamento para reduzir os efeitos de uma crise de ansiedade aguda através do uso de tecnologia.  De acordo com resumo científico divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a ansiedade e a depressão tiveram um aumento de casos cerca de 25% em todo o mundo, apenas no primeiro ano de pandemia.

A técnica de cartões de enfrentamento utiliza estratégias comportamentais para que uma pessoa acometida pela crise de ansiedade não aja por impulso e concentre-se sua atenção em exercícios e atividades recomendadas, como técnicas de respiração diafragmática, prática de atividade física de alta intensidade, ou frases conscientizando de que não existe real perigo, trazendo mais consciência (e direcionamento dos pensamentos) no momento de crise.

A grande inovação que o projeto dos alunos é que, junto a psicólogos, a técnica é adaptada e transformada em um aplicativo, onde os cartões são representados por telas interativas às quais podem ser agregadas imagens, sons ou mesmo mensagens de voz e vídeo. O programa pode ser facilmente acionado com comando de voz, ou cliques rápidos na tela, passando a exibir uma sequência de cartões recomendada ao paciente. A crise, síndrome ou transtorno do pânico (ansiedade paroxística episódica) é caracterizada pelo início súbito e inesperado de uma crise aguda de ansiedade, marcada por medo e desespero, com sintomas físicos e emocionais assustadores, que pode atingir o pico de intensidade de até 10 minutos.

Durante um ataque de pânico, a pessoa experimenta uma sensação nítida de que vai morrer ou que perde o controle de si mesma e está enlouquecendo. Não fazer a menor ideia de quando, ou se, a crise vai acontecer, gera um estado de tensão e ansiedade antecipatórias propício ao desenvolvimento de outras fobias. 

A sequência das atividades é pré-determinada por um psicólogo ou psiquiatra do usuário, que seleciona os cartões mais adequados na sequência desejada. O projeto também busca trazer o debate sobre a ansiedade paroxística episódica e sua conscientização oferecendo uma solução que possa trazer dignidade, conforto, segurança e auto conscientização do paciente no enfrentamento às crises.

Iniciativa é premiada em feira de ciência e tecnologia de Blumenau

O projeto denominado “Aplicativo de cartões de enfrentamento como auxílio na ansiedade paroxística episódica” foi reconhecido por sua função social e mérito científico recebendo medalha de bronze na Infomatrix Brasil 2022, feira de ciência realizada em Blumenau que reúne projetos científicos de estudantes da educação básica. Além disso, o projeto ainda foi credenciado a participar da próxima edição da FEBRACE em São Paulo no ano que vem.

Outro ponto de destaque é que tanto o professor e deputado estadual, Issur Koch, quanto a vereadora de Novo Hamburgo, Lurdes Valim, parabenizaram os estudantes pela iniciativa colocando ambos os gabinetes à disposição.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade