Gravataí conclui o primeiro dia de vacinação contra o Coronavírus

A Prefeitura de Gravataí iniciou nesta quarta-feira, 20, a imunização contra a Covid-19 nos profissionais da saúde e idosos moradores de Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Adultos acima de 18 anos, com deficiência intelectual e física, moradores de Residenciais Inclusivos, também estão recebendo a primeira dose da CoronaVac. Segundo a Vigilância em Saúde (Viemsa), foram vacinados 465 trabalhadores da saúde e 59 idosos, o equivalente a 35% do total de 1.474 doses a serem aplicadas.

Neste primeiro momento, o município recebeu 1.474 vacinas do Governo do Estado. Para uma efetiva imunização, a população precisa tomar duas doses do imunizante, que também será enviada pela Secretaria Estadual de Saúde. Para essa ação, a Secretaria Municipal da Saúde montou uma logística que segue o Plano Nacional de Imunização (PNI). A Prefeitura pretende aplicar a vacina em um terço da população, até o início de junho.

O Ministério da Saúde reitera, no Informe Técnico da Campanha de Vacinação que, à medida em que forem disponibilizados outros quantitativos de vacina pelos laboratórios produtores, o Programa Nacional de Imunizações irá dispor de novas grades de distribuição e cronogramas de vacinação dos grupos prioritários, conforme previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, todos os trabalhadores de saúde serão vacinados e receberão vacinas nas fases posteriores, ampliando-se gradativamente a oferta a este público.

De acordo com a coordenadora da Viemsa, Vanessa dos Santos Prates, o município agiu de forma rápida para vacinar os grupos preferenciais. “Já havíamos elaborado um plano de como essa ação iria ocorrer. Vacinamos os profissionais da saúde e tomamos todos os cuidados na hora de fazer a aplicação nos idosos das Instituições de Longa Permanência”, disse. Nesse primeiro dia, receberam a vacina, os moradores das ILPIs Recanto Verde, Fraterno Auxílio, Bem Estar, Gadenz, Santa Rita de Cássia, Três Figueiras, Família Fleury e Vó Oliria. Em 15 dias, Gravataí dará continuidade ao plano de vacinação, aplicando a segunda dose da vacina.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade