Gravataí avança entre os melhores municípios gaúchos para empreender

Gravataí pulou da sexta para a quarta posição entre os melhores municípios gaúchos para empreender e saltou da 79ª para a 57ª colocação no país no mesmo levantamento. É o que aponta o ranking das melhores cidades para empreender no Brasil, elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) do governo federal, com apoio da Endeavor, divulgado nesta quarta-feira (19/4).

O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023 avalia os municípios mais populosos do país desde 2014. A finalidade é servir de instrumento para gestores públicos e organizações de apoio na economia municipal, além de ser um guia para empresas decidirem sobre a expansão dos seus negócios.

“Esse salto é resultado de vários fatores, desde os importantes investimentos que temos feito em áreas como infraestrutura e educação até a simplificação dos processos e a criação de um ambiente cada vez mais favorável para a atração de novos negócios, com foco na geração de empregos”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon.

Entre os fatores levados em consideração na pesquisa estão quesitos como as boas oportunidades no ambiente regulatório; questões ligadas à infraestrutura, como o transporte e a conectividade por rodovias; oportunidades de mercado e de acesso a capital; a inovação e o capital humano.

“Em Gravataí temos trabalhado para garantir uma mão de obra cada vez mais qualificada, implementando questões de robótica e inovação no currículo escolar e potencializando as oportunidades através de um ambiente propício para o empreendedorismo e a inovação”, acrescenta o prefeito.

Além disso, entre outros fatores positivos para Gravataí, o prefeito destaca a posição estratégica do município, cercado por rodovias importantes, como a Freeway, a BR-116, a ERS-118, a ERS-020 e a ERS-030, que ligam a região ao centro do país, à Serra e ao Litoral, além das ações como a plataforma do Tudo Fácil, o IPTU Verde, a Sala do Empreendedor, considerada Selo Diamante, e a agilidade na emissão de licenças e alvarás. Outro ponto elencado foi a proximidade com o Aeroporto Internacional de Porto Alegre e o novo terminal de cargas, que fica distante somente a 15 minutos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade