Giro Político #8: Edegar Pretto esteve com lideranças políticas no Aldeia dos Anjos

Comida no prato, floresta em pé, emprego e dignidade para o povo. Este foi o tema central do encontro que reuniu, no último dia 29/6, lideranças e militantes do PT, PV, PCdoB e PSOL no CTG Aldeia dos Anjos, em Gravataí. O pré-candidato ao Governo do Estado, Edegar Pretto, que está ouvindo as comunidades de todas as regiões para incluir as demandas prioritárias no seu plano de governo, disse que estes são momentos muito enriquecedores, pois mostram as realidades locais.

Outro tema pautado no encontro foi o aumento da pobreza, sobretudo na região Metropolitana de Porto Alegre, onde há 1,2 milhão de pessoas em situação de vulnerabilidade extrema. Para piorar, o governo do Estado quer implantar um modelo de pedágio com tarifas altas na ERS-118, que vai encarecer ainda mais o custo de vida da população regional. Segundo Edegar Pretto, não faltará esforço para que os municípios não sofram mais esse impacto econômico. “Não é possível levarmos 20 anos para fazer essa estrada, R$ 400 milhões do dinheiro público já foram investidos, e agora colocar um pedágio para os próximos 30 anos num perímetro urbano. Tem trabalhador que vai andar um ou dois quilômetros e pagar pedágio na ida e na volta. Que desenvolvimento é esse?”, questionou.

O presidente do PV RS, Marcio Souza, destacou a importância da mobilização política em Gravataí. “Estamos trabalhando e agregando pessoas de fora da organização dos três partidos que integram a federação do PV, PT e PCdoB. A participação popular é fundamental nas pautas que estamos apresentando. Através delas podemos informar a população sobre qual vai ser a nossa linha de trabalho. Queremos traduzir, no tema deste ato, o nosso discurso e mostrar para a população o quanto ela perdeu desde que a esquerda deixou o poder no país”, alertou.

JB Ziegler, presidente do PCdoB do município, assinalou que os milhares de trabalhadores e trabalhadoras da indústria de Gravataí também precisam se sentir representados num projeto de desenvolvimento do estado. “Precisamos que os governos voltem a ter ações destinadas aos trabalhadores. O PCdoB sempre esteve nesta linha. Desde o golpe de 2016, contra a presidenta Dilma Rousseff, nosso país vem sofrendo inúmeros ataques.” Ziegler também falou da importância de ampliar as alianças e de olhar para setores como a saúde com mais atenção. “Hoje não se investe em nada nesse país, portanto, esse é o momento que nós temos para mudar toda essa situação”, incentivou.

O presidente do PSOL municipal, Renato Linck, também esteve no evento. Ele disse que a situação do país “nos coloca a tarefa de derrotar o bolsonarismo e a extrema direita”. E que para isso, no RS, é preciso a força da militância e muito compromisso com uma mudança real da sociedade. “Tudo isso para que a gente volte a ter mandatos populares, com voz e representação às causas do povo, da classe LGBT, dos negros e negras”, pontuou.

Para Alex Borba, presidente do PT de Gravataí, o evento é um momento importante para mobilizar a população e alertar contra as pautas do governo Bolsonaro. “Estamos diante de uma série de desmontes e processos sistemáticos de ataques aos direitos da população. Então, precisamos garantir que se rompa esse ciclo e o povo volte a participar do orçamento e das decisões da vida política”, salientou.

Luciana Genro vota contra aprovação das contas de 2018 do governo Sartori

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) foi a única parlamentar da Assembleia Legislativa que votou contra a aprovação das contas relativas ao ano de 2018 do governo de José Ivo Sartori (MDB). A votação ocorreu na sessão desta terça-feira (5/7), onde o PDL 3/2022, da Comissão de Finanças, foi aprovado por 43 votos favoráveis e 1 contrário.

“O PSOL não avaliza quem massacra os servidores e o serviço público. O governo Sartori descumpriu em 2018 o investimento mínimo previsto para educação, saúde, ciência e tecnologia. Além de ter aplicado, de forma irregular, R$ 1, 4 bilhão do Fundeb em despesas previdenciárias. Esse dinheiro deveria ter ido para a educação! Fui a única a dar meu voto contrário a essas práticas na Assembleia Legislativa”, disse a deputada.

PSOL-RS reafirma Pedro Ruas como pré-candidato ao governo

A Executiva Estadual do PSOL-RS se reuniu na noite de segunda-feira (4/7) e votou pela reafirmação do nome de Pedro Ruas como pré-candidato ao governo estadual. O organismo de direção do partido ainda decidiu que irá apresentar oficialmente o nome de Ruas à federação formada por PT-PCdoB-PV para composição de uma unidade no estado.

O partido defende que a unidade democrática é necessária e por isso definiu desenvolver negociações com a federação formada por PT e PCdoB, e não apenas com os partidos anticapitalistas. Neste sentido, o PSOL-RS decidiu apresentar o nome de Ruas como melhor opção, propondo à federação PT-PCdoB a indicação de um nome para vice-governador na chapa de unidade.

União Brasil realiza grande encontro de mobilização de lideranças em Porto Alegre

O União Brasil Rio Grande do Sul reuniu, no último sábado (2/7), mandatários, apoiadores e pré-candidatos da sigla no Estado. O encontro, aberto ao público, foi realizado na Câmara Municipal de Porto Alegre. Importantes nomes da legenda no cenário nacional estiveram presentes, como o presidente nacional e pré-candidato à presidência, Luciano Bivar, o ex-ministro da Justiça e pré-candidato ao Senado no Paraná, Sérgio Moro, e a senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke.

Sobre as eleições deste ano, o presidenciável Luciano Bivar, em conversa com a imprensa, relatou que conversou durante os dois dias de estadia em Porto Alegre com os pré-candidatos a governador Roberto Argenta (PSC), Vieira da Cunha (PDT) e Eduardo Leite (PSDB). As agendas foram solicitadas pelos postulantes ao governo gaúcho.

Na pauta dos encontros, além dos assuntos relacionados à disputa estadual, Bivar colocou em discussão que o apoio do partido na disputa ao Piratini passa também por oferecer palanque no Rio Grande do Sul à sua candidatura à presidência. “Eu tive o prazer em conversar com os pré-candidatos ao Governo do Estado ao lado de Busato. A partir de hoje, após a nossa conversa com o ex-governador Eduardo Leite, iremos retomar o diálogo com o PSDB não só no Rio Grande do Sul, mas em outros estados”, destaca.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade