Festa do padroeiro e do Divino supera expectativas

Foi bem além das expectativas, a festa deste ano de Santo Antônio e do Divino Espírito Santo, que teve sua culminância no domingo com a Missa Festiva e os demais festejos no salão paroquial da Igreja Matriz.
A avaliação é do pároco, Padre Adalberto Lumertz Borges, salientando que o resultado financeiro do importante evento religioso e turístico ainda não foi concluído, mas que superou o que se esperava das festividades, especialmente por ter sido o primeiro evento pós-pandemia da paróquia da Cidade Alta.
Já no sábado houve procissão motorizada pelas principais ruas da cidade e no domingo, a Missa lotou o interior da tradicional igreja matriz, com fiéis, não apenas de Santo Antônio, mas de outros municípios.
A Missa iniciou com a entrada dos Tropeiros do Divino, precedidos por dois tamboreiros, seguidos logo após pelos festeiros dos dois eventos e pelo celebrante. O grupo de crianças vestidas com o hábito de Santo Antônio conduzindo cestos com pãezinhos com a imagem do Santo, também fizeram parte da entrada solene. Junto ao altar lateral foram colocadas as bandeiras, além do cetro e da coroa. Em cada lateral da nave ladeado o altar mor, imagens de Santo Antônio e do Divino Espírito Santo. A coordenação do quadro das Mordomas e dos Santo Antoninhos esteve sob a orientação de Rosa Maria Gil Gomes, Maria Helena Gil Peixoto e este ano com Letícia Airoldi.
Já no interior da igreja, o Padre Adalberto, após saudar todos os presentes, anunciou a entrada do quadro da Imperatriz e das Mordomas.
No final da Missa foram anunciados os novos festeiros, escolhidos por aqueles que este ano tiveram aquela missão.
FESTEIROS DE SANTO ANTÔNIO
Ciglia Benfica escolheu o casal Ana e Erni; Evinha e Alfeu escolheram Cristina e Edson; Márcia e Anildo escolheram Isabel e Alvinho; Evanir e Altemir escolheram Sônia e Tadeu; Dionaze e Fabiano escolheram Lidiane e Vinícius; Vera e Celomar escolhram Ana Cláudia e Emerson; Enilda e Pingo escolheram Maria Zeli e Dirceu.
FESTEIROS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
Daniela e Diego escolheram Daniela e Gabriel; Letícia e Sérgio escolheram Dalila; Teresinha escolheu João Alfredo e Gládis; Sueli e Sérgio escolheram Fabiane e Vicente; Roselia e Antônio escolheram Silvana e Dionata. Por fim, Tailene e Luis Henrique escolheram Gabriela e Eltos.
ALMOÇO
Após a missa, a tradicional procissão não foi realizada, sendo uma das causas o frio intenso. O almoço no salão paroquial foi servido para aproximadamente 700 pessoas. Após seguiu-se reunião dançante e o tradicional sorteio.
No dia 24 acontecerá o bingo da festa no salão paroquial da Igreja Matriz.
As fotos são de Hermogenes Silveira e Jaime Müller.

 

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade