Feira de Profissões reúne jovens acolhidos pelos serviços de assistência social

A Feira de Profissões da Prefeitura de Gravataí, promovida no Creas Arco Íris, reuniu, em formato híbrido, 38 adolescentes atendidos pelos serviços de assistência social do município. Ao longo do dia, os jovens tiveram acesso a diversos conteúdos e palestras sobre profissões, capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, bem como o auxílio para ingressar na plataforma de estágios do CIEE para emitir a Carteira Profissional de Trabalho e o Título de Eleitor.

Buscando aproximar os adolescentes às mais variadas profissões, foram convidados agentes da Guarda Municipal de Gravataí, do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros e a escritora Ana Godoy para contar sobre sua atuação na sociedade e a forma que ingressaram em suas atribuições. Ampliando mais estes conhecimentos, diversos profissionais enviaram vídeos, que foram exibidos aos participantes, divulgando o seu trabalho.

O secretário Luis Stumpf, responsável pela pasta de Família, Cidadania e Assistência Social, destacou a importância de aproximar os jovens com as profissões, sensibilizando-os para o mercado de trabalho e motivando-os a ingressar em oportunidades de estágio e de jovem aprendiz.

Durante a apresentação do Corpo de Bombeiros, MSR, de 16 anos, teve a oportunidade de vestir a roupa de combate ao fogo, ferramenta de trabalho e marca registrada destes profissionais. Na ocasião, a jovem relatou que ficou feliz com a experiência e que começou a pensar nesta atribuição como uma possibilidade para o seu futuro. “Com essa roupa, já me sinto uma bombeira. Posso até resgatar gatinhos em árvores”, completou.

De acordo com a coordenadora do Creas Arco Íris, Fabiana Moura, esta atividade marca o início das ações alusivas em prol da proteção da criança e do adolescente contra a exploração e o trabalho infantil. Ao longo deste mês, até o próximo dia 12 de julho (Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil), serão destinados, aos jovens acolhidos pelos serviços de assistência social, uma série de oficinas e capacitações abordando temas como elaboração de currículo, marketing pessoal e entrevista de emprego.

A Feira de Profissões reuniu acolhidos dos Centros de Referência em Assistência Social (Creas) Arco Íris e Aquarela e do Serviço de Acolhimento Infantil. Estiveram presentes os representantes da Guarda Municipal, inspetor Demétrio, oficial GM Rildo e coordenador Arlen; do Corpo de Bombeiros, sargento Pablo e soldados Celente e Felipe; do CIEE, Tatiane Rodrigues.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade