Bancada do MDB na Câmara sugere que Município compre exames de Mamografia

A bancada do MDB da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, está sugerindo que exames sejam comprados pelo Município na rede particular enquanto o novo equipamento não é adquirido.
O mamógrafo, equipamento que detecta precocemente o câncer de mama, está danificado, sem possibilidade de conserto, não realiza mamografias desde o ano passado no hospital local.
A preocupação dos vereadores é de quanto tempo mais as patrulhenses ficarão sem esse importante atendimento.
A SUGESTÃO
Conforme Paulo Neves, o requerimento assinado pelos demais vereadores da sua bancada sugere que a Prefeitura contrate exames particulares para que as mulheres não fiquem sem a prevenção, que é fundamental no tratamento de sucesso para combater a doença.
PREOCUPAÇÃO
O líder da bancada, Valdir Silva diz que o Município está se mobilizando para providenciar a compra de novo equipamento, mas segundo ele, esses processos de compra demoram e “as mulheres patrulhenses e caraenses que tinham este recurso disponível no hospital, não podem esperar. Salvar vidas é a nossa preocupação”, destacou.
O QUE DIZ A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
O secretário municipal da Saúde confirma que o aparelho de mamografia do HSAP está ultrapassado, mas continua fazendo exames de urgência e emergência para o hospital e rede primária, porém, de forma limitada. Algumas questões avaliadas como de muita urgência estão sendo encaminhadas a Osório.
No entanto, Antônio Selistre afirma que a situação hoje está sob controle, mas que é necessário um novo aparelho, acreditando que, em poucos meses, tudo já esteja solucionado e o novo mamógrafo funcionando plenamente.
Um relatório apresentado ao secretário sobre as condições do atual equipamento o define que, pelo tempo de uso (tem mais de dez anos), já está depreciado e com tecnologia obsoleta, porém, atende casos em nível de restrição.
ARITA BERGMANN
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann afirmou, quando o prefeito Rodrigo Massulo, o vice Marcelo Gaúcho, o Presidente da Câmara André Selistre e o secretário da Saúde Antônio Selistre foram ao seu gabinete, em POA, que irá destinar um novo mamógrafo para aquela instituição de Saúde, atendendo ofício e solicitação encaminhada pela Administração Municipal.
CONFIRMADO
O prefeito Rodrigo Massulo, ao ser indagado pela reportagem da FOLHA PATRULHENSE sobre o novo mamógrafo prometido pelo Estado, disse que está confirmada a vinda do equipamento.
O deputado federal Nereu Crispim está fazendo também uma indicação destinando um milhão de reais para a compra deste equipamento, mas, como o Estado deve entregar um novo equipamento, esse importante valor destinado por Crispim deverá ser utilizado para aquisição de outro importante equipamento, o que será avaliado pela gestão municipal, talvez até para aquisição de um novo tomógrafo.
Na administração passada, afirma Toninho Selistre, o problema do atual mamógrafo já fora comunicado, mas, como a situação não foi resolvida à época, foi reduzida a capacidade de atendimento, tendo em vista as condições ultrapassadas de vida útil do aparelho.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade