exames de espirometria são disponibilizados em gravataí

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou, nesta semana, a realização de exames de espirometria, destinados a investigar e monitorar problemas respiratórios persistentes. A expectativa é de que ao menos 250 pacientes sejam atendidos neste primeiro momento. O exame é utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões, ou seja, para indicar se a quantidade de ar que o paciente inspira está sendo suficiente para as necessidades do indivíduo ou se há alguma anormalidade nesse processo.

“Essa é mais uma realização do governo municipal, que está concentrando esforços para aumentar a oferta de serviços. Esses exames vão oferecer assistência à saúde com qualidade e humanização aos nossos pacientes”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Inicialmente, a cabine que realiza o exame ficará durante três semanas no município, até o dia 3 de junho. Firmado em parceria com a iniciativa privada, o contrato prevê, além da realização gratuita de exames de espirometria, apoio ao diagnóstico de Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC) – como bronquite, enfisema e outras doenças pulmonares – e campanhas de busca ativa, com o objetivo de possibilitar o devido diagnóstico das doenças pulmonares e diminuir a espera dos pacientes SUS para a realização do exame.

De acordo com a coordenadora dos Serviços e Ações Programáticas Estratégicas (SAPE), Juliana Fontoura, também haverá capacitação profissional para manejo em doenças respiratórias aos médicos da Atenção Básica e da Atenção Especializada, aos enfermeiros e aos farmacêuticos da Farmácia de Medicamentos Especiais. Neste primeiro momento de retomada de exames, serão atendidos os pacientes com diagnóstico ou suspeita de patologias pulmonares que já tiveram encaminhamentos realizados anteriormente via SUS.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade