Quando você transitar pela estrada da Palmeira do Sertão irá se surpreender com uma novidade: alargamento da pista em até 8 metros e envaletamento permitindo o abaulamento da estrada, que permite o escoamento da água em tempo de chuva, impedindo a formação de sulcos na pista que dificultam o tráfego e até mesmo o trânsito de pedestres.
A iniciativa é do secretário das Obras, Trânsito e Segurança e vice-prefeito Marcelo Gaúcho.
Entusiasmado com a ideia e vendo a situação se modificar para melhor, ele garante que agora irá se resolver outro problema sério: permitirá a passagem de dois veículos, inclusive para quem estiver trafegando em sentido contrário, não necessitando colocar seu veículo bem junto à valeta até esperar que a pista fique livre.
MODIFICAÇÕES
A medida está sendo implantada em várias estradas e as comunidades beneficiadas estão aplaudindo a novidade.
Há ligações que estavam há anos apresentando esta dificuldade, mas agora está melhorando consideravelmente.
MÁQUINAS
Marcelo está empregando, para tanto, duas patrolas, duas escavadeiras, três caminhões e mais um veículo que ajuda na execução do projeto. “Isso faz com que a gente não necessite vir toda a hora na comunidade para resolver problemas na estrada”, comemora Marcelo Gaúcho, que desfruta de ótimo relacionamento, não apenas junto às comunidades, com também com os servidores da Secretaria de Obras.
Ele conta que chega às seis e meia da manhã ao pátio, faz uma pequena reunião com o pessoal e meia hora depois todos partem para a execução do que foi planejado.
Estradas como a do Morro do Púlpito, Estrada do Rincão e outras, mudaram da noite para o dia, permitindo fluxo mais rápido e seguro.
No entanto é importante lembrar que todos os motoristas devem ter mais cuidado ao transitar por essas estradas, atendo-se às questões de trânsito para evitar possíveis acidentes.
MUDANÇA DE VIDA
Na Furna, pouco adiante do centro de Evaristo, mora Claudemar Rogério Gaieski que disse estar muito feliz.
Retornando da roça para casa com um grande feixe de alimentação para seus animais, ele faz questão de cumprimentar Marcelo Gaúcho pela ideia porque a estrada há muitos anos, só dava passagem para um veículo, mas agora melhorou muito. Além disso, ele providencia alimentos para os trabalhadores da prefeitura sempre que melhorias são feitas naquela localidade. Morando durante 43 anos em Novo Hamburgo e há oito anos naquela localidade, ele, em companhia da filha, que está estudando na Escola Estadual Afonso Celso, decidiu escolher aquele local de onde seu pai era natural e se sente como se sempre estivesse morando ali. E não pretende mais sair. Tudo o que precisa está em casa. “Antes era complicado. A gente tem um carrinho para servir os moradores e até pra levar alguém ao médico, mas agora a estrada está muito boa”.
“Seu” Bernardo Cardoso da Cunha também está contente com as melhorias na sua propriedade situada junto à estrada onde mora. “Melhorou bastante. É o caminho pra gente ir na cidade e ficou melhor ainda. Antes só patrolavam”. Ele trabalha na roça e também atua como motorista no trator da associação dos moradores. Dona Ernesta Muniz concorda com Bernardo: “Foi muito boa esta obra. A sorte nossa é o Marcelo!”
Debulhando milho para fazer farinha ela e a família estão felizes com o que está acontecendo. Taís também concorda: “Ficou muito bom. Fazia muitos anos que esta estrada não tinha melhorias”.
“Seu” Olavo tem a mesma opinião. Sempre morando na localidade, com 73 anos trabalha na agricultura e diz que com o alargamento da estrada, melhorou muito para os moradores.
MOVIMENTO NO MERCADO MELHOROU
Dirceu Kresch Borba, morador da Palmeira do Sertão, tem um mercado onde, inclusive, serve refeições para os trabalhadores da prefeitura.
“É um trabalho cem por cento e que jamais havia sido realizado na nossa comunidade e parabenizo o nosso secretário de obras pelo que está fazendo. Está sendo muito bom e gratificante para a comunidade.”
Ele lembra que o caminhão baú que servia a comunidade, enfrentava dificuldades, mas agora isso já é coisa do passado: o trânsito flui tranquilo.
A EQUIPE
E para encerrar, como o diretor do interior José Edgar Friedrich está vendo todo este trabalho: “A gente está realizando há três meses um trabalho de alargamento de estradas no interior, procurando introduzir melhorias, dentre as quais o abaloamento e escoamento de água nas laterais. Estas melhorias vão se estender a todo o município. Com a vinda do Marcelo Gaúcho e com uma equipe boa de funcionários, a tendência é a de melhorar cada vez mais”.
Cleiyon Rodrigues Altenetter (patroleiro): “Esse trabalho é muito gratificante. Estamos conseguindo fazer um serviço satisfatório tanto de minha parte como dos demais colegas e os moradores estão bastante satisfeitos. Vemos a alegria deles ao verem as melhorias. Trabalho já há 10 anos e já fiz serviços parecidos. E a chegada do Marcelo foi muito boa. Apresentamos ideias para ele que nos deu abertura para as melhorias, que estão sendo muito bem feitas.”
Ele destaca que o diálogo do secretário e do diretor de obras é muito bom, pois incentiva a equipe na atividade diária.
Por fim, o secretário Marcelo Gaúcho está muito satisfeito com o retorno do projeto pelo trabalho em equipe que está sendo executado e promete que estas melhorias terão continuidade em todo o interior. E a sede também continua tendo atenção especial por parte de sua secretaria.