Com base nos esforços da Prefeitura de Gravataí para ampliar a mobilidade urbana, foram implantadas novas opções para utilização das vagas na Área Azul. Agora os motoristas contam com a modalidade “Parquímetro Digital”, que oferece praticidade na hora de estacionar, e a segurança do PIX como meio de pagamento.
Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMURB), os motoristas poderão registrar o estacionamento e efetuar o pagamento utilizando o sistema QR Code (código digital escaneado por smartphones). Ao apontar a câmera para o código, o motorista acessa o chamado ticket avulso. Para utilizar, basta fornecer placa e tipo do veículo (carro ou moto), nome e telefone para contato, selecionar a cidade (Gravataí) e o tempo de permanência na vaga (mínimo de uma hora). Com base nestes dados, o sistema então gera o PIX.
Conforme o secretário de Mobilidade, Guilherme Ósio, adesivos com o QR Code do ticket avulso foram fixados juntos aos parquímetros físicos, que seguem operando normalmente em toda a Área Azul de Gravataí, e nas fachadas dos mais de 50 estabelecimentos comerciais parceiros. As equipes móveis responsáveis pela cobrança do estacionamento rotativo seguirão atuando e também fornecerão o QR Code aos motoristas.
“As demais modalidades da Área Azul, inclusive os meios de pagamento atuais, seguem valendo. Nossa proposta é oferecer mais uma opção, gerando facilidade ao cidadão”, reforçou Ósio.
Outra novidade aos motoristas é que o estacionamento rotativo de Gravataí agora conta com mais um aplicativo para acesso à Área Azul: o Sigapay. Assim como já acontece com o Digipare, é possível registrar início e fim do tempo de estacionamento e selecionar o meio de pagamento adequado pelo telefone celular. Os dois APPs estão disponíveis para download nas lojas virtuais de aplicativos para smartphones com sistemas operacionais iOS e Android.