Espaço PradoTech – Casa das Startups inaugura a primeira fase da sede

Nesta terça-feira (29/3), o prefeito Luiz Zaffalon, a primeira-dama Marlene Zaffalon e o vice-prefeito Dr. Levi Melo estiveram no lançamento do Espaço PradoTech – Casa das Startups. O evento foi conduzido pelo empresário e presidente do Instituto PradoTech, Carlos Johannpeter, com participação do gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt, e da secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), Selma Fraga.

O Espaço PradoTech é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Gravataí e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) para sediar a instalação da incubadora e a sede da Smict. Assim, durante o evento, foi lançado o primeiro edital de seleção de empresas e projetos para integrar a Unitec Gravataí.

“Gravataí está entrando no campo da Inovação de forma efetiva. É isso que representa o PradoTech! Nós criamos uma secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia justamente para este fim. Além disso, aprovamos uma Lei de Inovação, que é uma das mais modernas que existem no mercado”, disse o prefeito Luiz Zaffalon.

Na primeira fase do projeto, serão incubados um grupo de startups do PradoTech. A seleção do edital será realizada por meio de um convênio da Smict e da Unitec. Serão escolhidos projetos enquadrados nas seis áreas: Tecnologia da Informação (TI); Comunicação e Convergência Digital; Indústria 4.0; IoT e Inteligência Artificial; Bio e Nanotecnologia; Novos Materiais.

Para o presidente do Instituto Prado, Carlos Gerdau Johannpeter, o lançamento da incubadora é uma etapa que objetiva a implantação do PradoTech. “É um passo importante que estamos dando. São nossas primeiras startups e queremos que elas tenham conteúdo tecnológico. Isto é bom para o Rio Grande do Sul, é bom para jovens talentos, é bom para nosso projeto do Prado Bairro-Cidade, que traz este conceito inovador de um lugar para viver, trabalhar, empreender e se divertir”.

A titular da pasta, Selma Fraga, destacou que o movimento iniciado pela Associação Gaúcha de Tecnologia e Inovação do Vale do Gravataí – AGTI, em 2017, foi o início de uma trajetória em prol do desenvolvimento da Inovação e Tecnologia na cidade. “O lançamento da Casa das Startups confirma e coloca um carimbo de que estávamos certo. Vamos qualificar nossas empresas por meio de um modelo de incubação e mentoria, realizado em parceria com a Unitec. Será em um formato EAD, pois foi criado no contexto da pandemia.”

O diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec), Silvio Bitencourt da Silva, entende que a Unisinos, por meio da sua Incubadora, ao firmar parceria com a Prefeitura de Gravataí, procura contribuir para o desenvolvimento socioeconômico regional. “O objetivo da parceria envolve a transferência de conhecimentos e compartilhamento de experiências da Unisinos sobre Gestão de Ambientes promotores de inovação e mecanismos de geração de empreendimentos para a prefeitura.

Mais informações

O espaço definitivo para a incubadora do Pradotech, a Casa das Startups, está em plena construção dentro do Prado Bairro-Cidade, em Gravataí. Provisoriamente, a Incubadora Tecnológica (Fase 1) está localizada no Urbano – Offices & Coworking – Rua Coronel Sarmento, 1261 – Centro, Gravataí. O edital está disponível no site https://gravatai.atende.net/subportal/incubacao. O prazo de inscrições é até o dia 15 de abril.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade