ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA RAMOS & AZAMBUJA COMPLETA 50 ANOS DE ATIVIDADES

O ano de 2022 é marcante para os Advogados Drs. Humberto Lauro Ramos e Maria do Carmo Azambuja Ramos.
Isto porque assinala o cinquentenário das atividades advocatícias do conhecido casal que exerce a Advocacia com escritório próprio na tradicional Avenida Borges de Medeiros, no coração da Cidade Alta.
Considerado o profissional do Direito mais antigo em atividade em Santo Antônio, Lauro Ramos, que possui em seu escritório um fac-símile de reportagem da FOLHA PATRULHENSE, contendo reportagem especial divulgada na edição de 2 de agosto de 2012, no aniversário dos 40 anos da banca que ele, a esposa e mais um grupo de conceituados profissionais do Direito, recorda que desde a infância tinha sua atenção voltada para a Advocacia, ao ver, naquela época, conhecidos profissionais atuando nas mais diversas causas, inclusive em juris, tanto em Santo Antônio como em outros municípios.

ONDE ESTUDOU
Lauro, patrulhense de nascimento, nasceu em cinco de outubro de 1946, tendo iniciado o primário na Escola General Osório na cidade do mesmo nome, concluindo o curso na emblemática Escola Estadual Professora Gregória de Mendonça.
Após, cursou Contabilidade na extinta Escola Técnica de Comércio Barão do Cahy, celeiro de numerosas mentes prodigiosas que hoje atuam nas mais variadas atividades.
Ao mesmo tempo, trabalhou na antiga Casa Ramos, localizada na Borges de Medeiros e que era de propriedade de seu tio, o saudoso Oswaldo Ramos.

CONHECENDO MARIA DO CARMO
E foi no ano de 1965 que fez o vestibular para Direito em Santo Ângelo, cidade em que conheceu uma estudante, que mais tarde viria a se tornar sua esposa: Maria do Carmo Passos Azambuja Ramos. O casamento aconteceu no dia 29 de janeiro de 1972.
O casal fixou residência em Santo Antônio e desta união tem dois filhos: Letícia, cineasta com exposições e mostras inclusive no Exterior e Lucas, que exerce a Medicina.
Lauro, que colou grau em 28 de dezembro de 1973, quando já advogava com a esposa em Santo Antônio, relata que, para custear seus estudos, lecionou na Escola Castello Branco, em Miraguaia, na Escola Estadual de Catanduva Grande, na Escola Estadual Cel. Camisão, em Monjolo e no CIE, atual Escola Estadual Patrulhense.
Mas também lecionou em Glorinha, onde teve como colega de Magistério o bispo dom Tadeu Gomes Canellas. Outra passagem foi pela Escola onde cursou Contabilidade, a Barão do Cahy.

MAGISTÉRIO E NOIVADO
Lauro lembra que Maria do Carmo também lecionou em sua terra natal antes de iniciar o curso de Direito. E em Santo Antônio da Patrulha deu aulas na Escola Estadual Padre Reus. Maria do Carmo colou grau em 1970, um ano antes de seu esposo.
E foi naquele ano, no mês de novembro, que ambos noivaram e decidiram abrir escritório em Santo Antônio da Patrulha, inicialmente na Rua Marechal Floriano, frente à Delegacia de Polícia e, mais tarde, na Avenida Borges de Medeiros, onde permanecem até hoje. Na época não havia mais do que seis advogados no município. Hoje este número supera duzentos bacharéis em Direito.

ELOGIO À ESPOSA
Humberto Lauro Ramos sempre faz questão de destacar o trabalho da esposa, que foi a primeira mulher a atuar na Defesa de um réu no Tribunal do Júri, atuando em julgamento histórico no antigo salão paroquial da Cidade Alta em que ele, Lauro Ramos, atuou como assistente da esposa.
Mas não foi apenas este, o destaque para Maria do Carmo, já que ela também atuou como Procuradora do Estado, período em que conseguiu trazer para Santo Antônio a sede da 15ª Procuradoria Geral do Estado, que se localizava em Taquara, aqui permanecendo até sua transferência para Osório, o que aconteceu com a aposentadoria de Maria do Carmo.
É de sua autoria, a criação da Procuradoria Geral do Município, uma vez que até então, a prefeitura possuía assessoria jurídica própria.

ESPECIALIZAÇÕES
Ao longo da carreira de ambos, Lauro Ramos e Maria do Carmo participaram de dezenas de cursos e seminários, como na Pontifícia Universidade Urbaniana, na Itália em 1982, quando cursaram Direito de Família. Na oportunidade um dos momentos marcantes e emocionantes foi quando o casal participou de audiência com São João Paulo II, ficando frente à frente com o Sumo Pontífice.
Em Cannes, na França, participaram de Curso de Direito Internacional com especialização em Direito Administrativo e Direito Tributário.
Já na Universidade de Coimbra (Portugal), Lauro e Maria do Carmo se especializaram em Direitos e Obrigações.
No Litoral Norte, Lauro Ramos durante 16 anos, foi Procurador Geral do Município de Capão da Canoa além de membro do Tribunal de Ética da OAB e presidente da 8ª Turma do mesmo Tribunal.

DIREITO TRIBUTÁRIO E ADMINISTRATIVO
O conhecido casal de advogados possui grande experiência em Assessoria Empresarial e Entidade Pública, participações em falências e concordatas, sendo especialistas em Direito Tributário e Administrativo pela Escola Superior de Advocacia, que se constitui em uma área consultiva, extrajudicial e judicial (litigiosa e consensual).
Ambos também obtiveram o Certificado de Conhecimento da Língua Italiana e do Vocabulário Jurídico, obtido junto ao Instituto Cultural Italiano.
COLABORAÇÕES
O Dr. Humberto Lauro Ramos destaca também como colaboradores os advogados José Carlos Teixeira Giorgis, Arnaldo Rizzardo (ambos aposentados), Ana Lurdes Pedó (Procuradora Aposentada do Estado) e João Luís Martins Collar, este, em plena atividade.

EM SOCIEDADE
Afora as atividades relacionadas com o Direito, o casal Humberto Lauro Ramos e Maria do Carmo foram presidentes em diversas oportunidades, do Clube Recreativo Patrulhense, bem como também do Centro Clube e Lions Clube.
Um fato que Lauro gosta de lembrar foi em 1982 na Itália. Tendo em mãos uma credencial da Rádio Itapuí, entrevistou o então jogador Falcão, denominado Rei de Roma.
Tanto Humberto Lauro Ramos, como sua esposa Maria do Carmo e seus colaboradores querem agradecer o prestígio que sempre tiveram da comunidade de Santo Antônio da Patrulha ao longo destas cinco décadas de atuação no Direito, continuando com as suas atividades em seu Escritório de Advocacia na Avenida Borges de Medeiros, Cidade Alta, em Santo Antônio da Patrulha.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade