A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), retomará nesta terça-feira, 4, as aulas presenciais na rede de ensino municipal. Para que o retorno se dê da forma mais segura possível, todos os protocolos sanitários estão sendo adotados. Os primeiros a retornar serão os alunos da educação infantil, 1ª e 2ª anos do ensino fundamental.
Já o retorno para os alunos do 3ª, 4ª e 5ª ano e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), etapas iniciais, está marcado para o dia 10 de maio. Os alunos dos anos finais do ensino fundamental e do EJA, etapas finais, retornarão no dia 17. De acordo com a Smed, o retorno às aulas presenciais não é obrigatório, a família pode fazer a opção junto à escola caso escolha por manter o ensino de forma remota.
Em busca de manter o ambiente escolar mais seguro, ainda no início desde ano, todas as escolas municipais receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) como tapetes sanitizantes, álcool em gel e máscaras. Além dos equipamentos, em fevereiro, o governo municipal fez um repasse extramunicipal às escolas, para a aquisição de mais materiais, caso seja necessário. Desde o ano passado, a Smed tem traçado estratégias para que a aprendizagem dos alunos não seja prejudicada.
A partir dessa retomada, serão aplicadas avaliações diagnósticas e provas de avaliação que indicarão os índices de aprendizagem, do ano passado, de cada aluno. A secretária municipal da Educação, Sonia Oliveira, citou que “a Smed está trabalhando para que o retorno se dê da forma mais segura possível para toda a comunidade escolar. É preciso um esforço de todos para que possamos manter as nossas escolas abertas”.