Projeto de lei que reduz gradualmente os veículos de tração animal é apresentado ao prefeito Luiz Zaffalon

O prefeito Luiz Zaffalon e um grupo de trabalho da Prefeitura de Gravataí reuniram-se, na manhã da última sexta-feira, 30, com a vereadora Márcia Becker. O objetivo foi apresentar o projeto de lei, de autoria da parlamentar, que trata da redução gradual de veículos de tração animal, com inclusão social, em Gravataí.
A exemplo do que está sendo feito em Porto Alegre, e outras cidades vizinhas, a intenção da vereadora é estancar o sofrimento dos animais e dar condições de sustento para as famílias que têm a sua fonte de renda proveniente da tração animal (popularmente conhecidas como carroças), por meio de qualificação, obtendo, assim, outra perspectiva de renda e, consequentemente, uma melhor condição de vida.

Segundo o prefeito Zaffa, que é defensor da causa animal, este é um assunto importante que precisa receber toda a atenção da sociedade. “O governo tem todo o interesse em colocar essa lei em prática, caso ela seja aprovada na Câmara de Vereadores. Isso trará benefícios aos animais, que não serão mais explorados, em situações, por muitas vezes, de maus-tratos, e às famílias que, ainda hoje, têm a única renda, do trabalho com a carroça. O projeto também proporcionará melhor orientação ao trânsito do município”, ressaltou Zaffa.

Para a execução do projeto, caso ele se torne uma lei municipal, uma força-tarefa multidisciplinar será constituída. Participarão, além da Fundação do Meio Ambiente (FMMA), as secretarias municipais de Serviços Públicos: Mobilidade Urbana (por meio dos Agentes de Trânsito), Assuntos de Segurança Pública (por meio da Guarda Municipal), Saúde, Educação, e Família, Cidadania e Assistência Social.
“Assim como somos referência pelo trabalho que realizamos no Canil Municipal, queremos, em um médio prazo, nos tornarmos referência, também, nesta questão que traz a tração animal como meio, muitas vezes, de maus-tratos aos cavalos”, reforçou o prefeito Zaffa, que participou ativamente de todo o processo de reconstrução do Canil Municipal que, hoje, é uma referência no Estado.

A vereadora Márcia Becker afirmou que “acabar com o sofrimento e a escravidão desses animais é um sonho e um objetivo de vida”. Ela revelou, também, que se preocupa com as pessoas e que sempre pensou em uma forma de inclusão social para os que vivem à margem da miséria.
“Em pleno século 21, é inadmissível o uso de animais na tração disputando o trânsito com veículos potentes e motoristas impacientes sendo açoitados e sem perspectiva de uma vida fora do asfalto. Os cavalos merecem a liberdade, e as famílias que deles dependem, uma forma mais digna de trabalho”, finalizou a vereadora.

Participaram da reunião, além do prefeito Zaffa e da vereadora Márcia Becker, a primeira-dama Marlene Zaffalon, o diretor de Bem-Estar Animal da FMMA, Rafael Evaldt, e os secretários municipais, da Saúde, Régis Fonseca, da Família, Cidadania e Assistência Social, Luiz Stumpf, de Assuntos de Segurança Pública, coronel Flávio Lopes, e de Serviços Urbanos, Paulo Garcia.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade