A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Paulo II iniciou, no último mês, o projeto de apoio Aprendendo a Aprender, no qual foi implementada a alfabetização na lousa digital. O projeto, que abrange crianças do primeiro ao quinto ano, visa uma alfabetização mais lúdica, na qual, por meio de uma lousa interativa, os estudantes têm acesso a jogos, tabuada, exercícios de cálculo e separação de sílabas. As atividades ocorrem para grupos de três a quatro alunos, duas vezes por semana, no período de uma hora, a fim de que todos tenham acesso à lousa, porém, com distanciamento social orientado.
O objetivo, segundo a diretora Tatiane Teixeira Sampaio, é sanar as dificuldades dos alunos, pois, desde o início do ensino híbrido na escola, percebeu-se determinada defasagem no aprendizado de conteúdos, como, por exemplo: leitura, escrita, adição e subtração. Com isso, a escola desenvolveu o projeto de apoio, apresentou à Secretaria Municipal da Educação (Smed) e implementou a atividade no dia 13 de setembro.
Para as professoras responsáveis Patricia Pavoni e Catia Cilene, houve grande aceitação da parte dos alunos, o que gerou a evolução deles. Catia Cilene recordou um caso em que a criança ficou empolgada por ter percebido sua própria evolução nos conteúdos relacionados à matemática.
A aluna Maria Anita Vanismar, do 4° ano, afirmou que já consegue realizar as atividades sem o auxílio da professora e que, com o acesso à lousa interativa, está aprendendo coisas novas.