Empresa inicia levantamentos e projeto executivo para restauração do Museu

O prefeito Rodrigo Massulo, juntamente com a presidente Rosalva Rocha, assinou, no dia 9 de junho, a Ordem de Serviço entre o município, através do Museu Caldas Júnior, e a empresa Patrimonium Arquitetura e Restauro Ltda.
O objeto do processo de licitação consiste na contratação de empresa especializada para levantamentos e projeto executivo para restauração e intervenção em edificação de interesse de preservação do prédio, tombado como patrimônio do Estado do Rio Grande do Sul (Museu Caldas Júnior).
Os serviços, estimados em R$ 106.806,56, serão realizados em duas etapas, sendo previstos 180 dias para sua conclusão. A empresa contratada deverá entregar o projeto executivo já com a sua devida aprovação junto ao IPHAE do Rio Grande do Sul.
Os levantamentos iniciaram na manhã de segunda-feira, dia 20 de junho. O Diretor Administrativo e Financeiro do Museu Caldas Júnior, Rafael Barcela, responsável pela fiscalização do contrato, juntamente com a Secretária do Planejamento e Desenvolvimento Econômico Katiane Costa, responsável pela fiscalização dos serviços, recepcionaram a arquiteta Isabela Madureira e acompanharam o início dos trabalhos no local.
“A contratação dessa empresa possibilitará um projeto completo para habilitar, num segundo momento, a captação de recursos para a realização das obras. Este dia é um marco a ser considerado”, ressaltou a presidente Rosalva Rocha.
Em 1992, a casa que abriga o Museu recebeu sua primeira e última ampla reforma estrutural, ou seja, há exatamente 30 anos.
“Já no início de 2021, quando da reabertura do Museu à comunidade, promovemos diversas melhorias emergenciais mas, por outro lado, percebemos um avançado estágio de deterioração estrutural, o que levou à interdição do espaço em outubro do ano passado. Agora, com investimentos da Prefeitura, está sendo possível a contratação de empresa especializada para fazer o levantamento das necessidades e o projeto de restauração geral do nosso Museu”, comemorou o prefeito.
Texto: Divulgação
Fotos: ASCOM

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade