DOE SANGUE: alguém pode estar precisando do seu gesto de solidariedade

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, com seu Hospital de Santo Antônio da Patrulha em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, está iniciando uma campanha com a finalidade de buscar doadores de sangue do município para que nesse sábado (19), se dirijam até a matriz da Santa Casa, em Porto Alegre.
Conforme afirma a enfermeira Rafaela Cheruti, “praticar esse ato nobre e solidário é muito importante, pois proporciona incontáveis benefícios e se destina, como pr exemplo, aos pacientes da nossa UTI para Covid-19, que necessitam diariamente de transfusões”.

AUMENTA A NECESSIDADE DE SANGUE NA UTI DO HSAP

Rafaela revela que nos últimos dias e semanas o HSAP está aumentando a utilização de bolsas de sangue, e por isso conta com a população para que nesse dia as pessoas se dirijam até a matriz da Santa Casa em ônibus disponibilizado pelo município, facilitando o deslocamento de quem deseja praticar este gesto humanitário. “O ato de doar sangue já é essencial para salvar vidas, mas agora, com a pandemia, se tornou ainda muito mais relevante para enfrentar a Covid-19. Os pacientes precisam muito dessa doação”, explica a enfermeira.
DOAR HOJE MAIS DO QUE NUNCA

E é por este motivo que está sendo dada ênfase ainda maior na doação de sangue: “algo que trabalhamos durante o ano inteiro em campanhas, mas que hoje estamos fazendo com que o público que esteja aguardando na emergência, ou até mesmo em nosso ambulatório, tenha a iniciativa de buscar a Secretaria da Saúde para se disponibilizar para a doação de sangue nesse sábado”, frisa Rafaela.

REQUISITOS PARA DOAÇÃO

A pessoa deve apresentar um documento com foto, ter entre 16 e 69 anos de idade (se tiver entre 16 e 18, deve estar acompanhada de um responsável maior de idade) e ter peso acima de 50 quilos.

AJUDE! OS DOENTES PRECISAM DE VOCÊ

Por fim, Rafaela Cheruti apela à população sobre a importância em se unir ao hospital, pois muitas pessoas têm possibilidade para doar. “Mas caso não possa, que ajudem na divulgação. Procurem a Secretaria Municipal da Saúde, manifestando a vontade de doar sangue, porque isso nos beneficia muito, especialmente nos dias de hoje”, conclui.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade