DOE SANGUE: alguém pode estar precisando do seu gesto de solidariedade

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, com seu Hospital de Santo Antônio da Patrulha em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, está iniciando uma campanha com a finalidade de buscar doadores de sangue do município para que nesse sábado (19), se dirijam até a matriz da Santa Casa, em Porto Alegre.
Conforme afirma a enfermeira Rafaela Cheruti, “praticar esse ato nobre e solidário é muito importante, pois proporciona incontáveis benefícios e se destina, como pr exemplo, aos pacientes da nossa UTI para Covid-19, que necessitam diariamente de transfusões”.

AUMENTA A NECESSIDADE DE SANGUE NA UTI DO HSAP

Rafaela revela que nos últimos dias e semanas o HSAP está aumentando a utilização de bolsas de sangue, e por isso conta com a população para que nesse dia as pessoas se dirijam até a matriz da Santa Casa em ônibus disponibilizado pelo município, facilitando o deslocamento de quem deseja praticar este gesto humanitário. “O ato de doar sangue já é essencial para salvar vidas, mas agora, com a pandemia, se tornou ainda muito mais relevante para enfrentar a Covid-19. Os pacientes precisam muito dessa doação”, explica a enfermeira.
DOAR HOJE MAIS DO QUE NUNCA

E é por este motivo que está sendo dada ênfase ainda maior na doação de sangue: “algo que trabalhamos durante o ano inteiro em campanhas, mas que hoje estamos fazendo com que o público que esteja aguardando na emergência, ou até mesmo em nosso ambulatório, tenha a iniciativa de buscar a Secretaria da Saúde para se disponibilizar para a doação de sangue nesse sábado”, frisa Rafaela.

REQUISITOS PARA DOAÇÃO

A pessoa deve apresentar um documento com foto, ter entre 16 e 69 anos de idade (se tiver entre 16 e 18, deve estar acompanhada de um responsável maior de idade) e ter peso acima de 50 quilos.

AJUDE! OS DOENTES PRECISAM DE VOCÊ

Por fim, Rafaela Cheruti apela à população sobre a importância em se unir ao hospital, pois muitas pessoas têm possibilidade para doar. “Mas caso não possa, que ajudem na divulgação. Procurem a Secretaria Municipal da Saúde, manifestando a vontade de doar sangue, porque isso nos beneficia muito, especialmente nos dias de hoje”, conclui.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade