Dermatologista do HDJB reforça necessidade de proteção da pele

Nos últimos dias, os termômetros em Gravataí superaram com facilidade os impressionantes 35°C. Com o calor, muitas pessoas se deslocam para o litoral ou procuram se refrescar à beira de uma piscina. Mas cuidado, pois a exposição ao sol sem proteção adequada pode causar problemas sérios para a pele! Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 60% dos brasileiros não usa nenhum tipo de protetor solar no dia a dia, um dado preocupante. Prevenir é o verbo adequado, seja para evitar uma queimadura agora ou até doenças mais sérias no futuro.

Com o buraco na camada de ozônio, que afeta principalmente o sul do Brasil, a proteção aos raios UVA e UVB do sol diminui consideravelmente. Dessa forma, se torna imprescindível lançar mão de alternativas que permitam manter a pele saudável. “Devemos usar filtros com fator de proteção (FPS) 30 ou mais. E reaplicar a cada duas ou três horas. A exposição frequente causa o envelhecimento precoce da pele, o que chamamos de fotoenvelhecimento”, explica do dermatologista do Centro Médico Dom João Becker, Paulo Souza. A velha máxima de evitar sair ao sol entre 11h e 16h também deve ser levada à sério.

O médico do HDJB salienta que é importante buscar atendimento especializado em caso de queimaduras mais sérias. Compressas frias com chá de camomila e o uso de hidratantes podem auxiliar em um primeiro momento, antes da avaliação médica. No entanto, somente o profissional de saúde poderá definir a conduta adequada para cada caso. “Podem ser usados analgésicos e antitérmicos quando houver aumento da temperatura”, afirma Souza.
Mesmo depois de sanada, a lesão poderá causar problemas futuros. “É importante ressaltar que queimaduras com bolhas na infância, por exemplo, são fatores de risco para câncer na idade adulta. Principalmente o melanoma, que é o mais grave, e o carcinoma basocelular, o mais frequente”, alerta o dermatologista. S

egundo ele, alguns medicamentos têm surgido nos últimos anos, possibilitando tratamento do câncer de pele sem necessidade de cirurgia em casos inoperáveis ou disseminados. Mas todos esses problemas podem ser evitados, com simples medidas preventivas. Fique atento nesse verão e faça do protetor solar o seu grande aliado para enfrentar os dias escaldantes.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade