Delegada Tatiane Bastos faz balanço do trabalho da Polícia Civil na Operação Verão em Santo Antônio

Atuando durante dois meses em Santo Antônio da Patrulha durante a Operação Verão, a delegada de Polícia Civil Tatiane Barreira Bastos desenvolveu, ao lado das equipes do reforço, um importante trabalho assessorando o titular, delegado Valdernei Tonete
“Estive ao lado de uma pequena, mas grande equipe, somando esforços para enfrentarmos a criminalidade, sempre numa integração com a Brigada Militar e Prefeitura Municipal”, afirmou a policial destacando que atuou, inclusive, em várias ações de cumprimento às medidas sanitárias para evitar aglomerações e contaminação em massa pelo vírus do Colvid-19. A Polícia Civil também prestou apoio às provas do ENEM “e com isso demonstramos que trabalhamos em conjunto com a comunidade local, não apenas no combate à criminalidade, mas também em outras medidas na fiscalização e no cuidado da qualidade de vida dos munícipes”.

TRÁFICO

Tatiane também comandou diversas operações de combate ao tráfico, inclusive com cumprimento de ordens judiciais, mandados de busca e apreensão com cinco prisões preventivas feitas pela Polícia Civil, além das prisões em flagrante feitas pela Brigada Militar. “Fizemos várias ações em pontos de tráfico, sempre contando com a ajuda da população através de denúncias anônimas, inclusive com ordens judiciais que nos permitiram entrar nas residências suspeitas”

MULHERES

Ao mesmo tempo a Delegada Tatiane Bastos disse ter recebido em seu gabinete a visita de três advogadas militantes e atuantes na área de enfrentamento da violência contra a mulher, tendo conversado sobre projetos e ações no município. “Traçamos algumas ações e estratégias, tendo falado inclusive sobre minha experiência, já que fui diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher na Polícia Civil”. Tatiane elogiou também o projeto da Comissão da Mulher Advogada da OAB Flor de Lys criado no começo do ano passado, mas que sofreu interrupção em virtude da pandemia, tendo sido construída uma agenda para este mês, que é dedicado à Mulher para, com o apoio de outras entidades, desenvolver um trabalho de proteção a elas.

CRIMES SEXUAIS

Outra preocupação demonstrada por Tatiane enquanto atuou em Santo Antônio foi com relação ao enfrentamento aos crimes sexuais. Disse que a preocupou, desde que aqui chegou, o alto índice de crimes de estupro de vulneráveis praticados contra crianças e adolescentes até os 14 anos, geralmente causados por familiares e pessoas muito próximas das vítimas. Foram fechados vários inquéritos policiais, inclusive com a prisão de alguns indivíduos por esses delitos.
A delegada participou, como representante do Rio Grande do Sul, de forma virtual no último fim de semana de congresso promovido por peritos de Minas Gerais, abordando questões relacionadas com a violência contra crianças e adolescentes, não apenas meninas, mas também meninos, vítimas desses atos criminosos.

MARIA DA PENHA

Falando sobre os crimes de violência familiar e doméstica disse serem uma realidade em todos os municípios. Afirmou que a dificuldade maior é em pequenos municípios em função de deficiências normalmente encontradas. Mesmo assim é desenvolvido um trabalho para, com provas concretas, responsabilizar criminalmente os indivíduos que praticam esses crimes.
Tatiane Barreira Bastos agradeceu, por fim, ao acolhimento que teve na cidade tanto a ela como à sua equipe, destacando o apoio da comunidade ao trabalho aqui desenvolvido e deixando um conselho: A colaboração para o desenvolvimento das atividades da Polícia é fundamental. Portanto, denuncie sempre porque a Polícia Civil, por mais pequena que seja sua equipe, comandada por um delegado muito atento e que conhece o município sempre estará atenta para poder dar a segurança que a comunidade de Santo Antônio merece.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade