Defesa Civil afirma que calor vai continuar com temperaturas superando os 40 graus

O coordenador municipal da Defesa Civil Miguel Evair enviou à redação o seguinte quadro meteorológico para os próximos dias:
Temperaturas elevadas em todo o estado especial atenção para as queimadas pontuais em áreas do Oeste gaúcho
SISTEMAS ATUANTES
Um sistema de bloqueio atmosférico se desenvolve sobre o oceano Pacífico Sul, impedindo a passagem de frentes frias pelo Rio Grande do Sul.
Assim, uma massa de ar quente aliada ao fluxo de umidade do quadrante norte, favorecem as temperaturas elevadas no estado.
PREVISÃO DO TEMPO
Até o dia 26 de janeiro, uma massa de ar quente continuará atuando sobre o estado e aliada ao fluxo de umidade da Amazônia, deixa o tempo instável nos próximos dias.
Apenas pancadas de chuva isoladas ocorrem e as temperaturas se mantêm elevadas desde o período da manhã, atingindo seu pico na parte da tarde. Nas áreas do Centro, Campanha, Região Metropolitana de Porto Alegre, região dos Vales, Noroeste e Norte, as temperaturas podem superar os 40°C.
Durante a noite as temperaturas diminuem pouco e não há alívio do calor. Nesses dias, a umidade relativa do ar fica baixa na metade oeste e atinge níveis de alerta (abaixo de 20%), onde fica a atenção para ocorrência de queimadas.
CONDIÇÕES HIDROLÓGICAS
A condição hidrológica neste momento é de níveis estáveis ou em declínio em todos os pontos monitorados. Rio dos Sinos em ATENÇÃO.
Temperaturas elevadas pressionam a disponibilidade hídrica dos mananciais em função da evapotranspiração. Portanto, a expectativa é que seja registrada uma piora no nível do Rio dos Sinos e, consequentemente, o agravamento da condição de estiagem nos próximos dias.
Nossa recomendação, citando o que a Saúde costuma informar, é de que você deverá evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 horas da manhã e 16 horas.
Beba bastante água para hidratar o corpo.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade