Covid-19: Inicia a vacinação infantil

A manhã desta quarta-feira, 19, ficou marcada pelo início da vacinação infantil contra o coronavírus no município. O imunizante está disponível para as crianças entre 5 e 11 anos de idade com comorbidades e/ou com deficiência permanente, exclusivamente, em nove unidades de saúde. Para receber a vacina, o menor deve estar acompanhado de um responsável legal, apresentar um documento de identificação (Cartão SUS, CPF ou Certidão de Nascimento), Carteira de Vacinação, comprovante de residência e laudo médico que comprove a condição de saúde.

Entre as primeiras crianças imunizadas no município, estava a pequena Yasmim Padilha de Melo, de 8 anos. Acompanhada por sua mãe, Samantha Felix Padilha, a jovem gravataiense chegou bem cedo na UBS Centro, demonstrando muita animação e ansiedade para receber o imunizante.

Assim como Yasmin, o jovem Pedro Leuchtenberger, de 10 anos, também foi à unidade logo na primeira hora da manhã. Acompanhado por sua mãe, Sofia Leuchtenberger, que ficou sabendo da vacinação pelo site da Prefeitura de Gravataí, o jovem relatou que estava muito ansioso para receber o imunizante. “Ele sempre me perguntava quando poderia ser vacinado”, destacou a mãe.

Segurança para as famílias

Ao chegar na unidade, as famílias são acolhidas por profissionais da saúde, qualificados e preparados, para esclarecer eventuais dúvidas e explicar sobre o processo de vacinação. Antes da aplicação, o profissional, também, apresenta o imunizante para o responsável e, para garantir mais tranquilidade entre os pequenos, utiliza diversas técnicas que proporcionam mais segurança.

Durante o processo de imunização, é utilizada uma vacina da Pfizer com dosagem, composição e concentração específica para o público infantil, diferente dos adultos. Para concluir o esquema vacinal, a criança, também, deve receber uma segunda dose com o intervalo de oito semanas, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as demais vacinas preconizadas pelo calendário nacional de vacinação.

Horários e locais de vacinação:

  • 8h30 às 11h30 e das 13h às 15h30: USF Neópolis, USF Costa do Ipiranga, USF Águas Claras, USF Parque dos Anjos;
  • 7h30 às 18h30: USF Barro Vermelho, UBS Centro, UBS São Judas Tadeu, UBS Morada do Vale I;
  • 7h30 às 16h30: UBS Cohab A.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade