Depois de reduzir a tarifa de ônibus para o valor mais baixo da Região Metropolitana – de R$ 4,80 para R$3,75 -, a Prefeitura de Gravataí segue investindo em modernização e tecnologia que são revertidas em serviços de excelência para a comunidade. Um exemplo é o lançamento da nova versão do aplicativo TimeBus, que permite que passageiros acompanhem o trajeto de todas as linhas de ônibus que atendem Gravataí, em tempo real. A ação, comandada pelo prefeito Luiz Zaffalon, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 19, com transmissão ao vivo no Facebook da prefeitura.

Com a nova versão, idealizada e regulamentada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), será possível acompanhar o deslocamento dos ônibus das linhas municipais (os branquinhos) e intermunicipais (azuis e diretos) em tempo real, garantindo a otimização do tempo, mais facilidade e segurança para os usuários. O serviço estará disponível nos sistemas Android e IOS.

Segundo o prefeito Zaffa, esta é mais uma das ações que contemplam o Programa Municipal de Reestruturação e Qualificação do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Procoletivo). “O modelo do transporte público no país está em discussão, já que não atende mais a população como deveria e é um direito constitucional que nós, executivos municipais, precisamos garantir. Para que esse sistema se sustente, precisamos de mais passageiros. Por isso, reduzimos a tarifa e estamos qualificando o APP TimeBus”, disse.

Ele ainda lembrou que quanto melhor for o serviço, com relação a conforto, disponibilidade de linhas e horários, mais pessoas usarão o ônibus. “Alimentamos, assim, um círculo virtuoso, onde quanto mais usuários, mais o sistema se sustenta”, reitera. Já o ex-prefeito Marco Alba, presente na cerimônia de relançamento, destacou que o aprimoramento do serviço prestado à comunidade é obrigação de todo o governo sério e comprometido com a cidade. “Tenho certeza que Gravataí será exemplo no Rio Grande do Sul, em relação à forma com que lida com as questões do transporte público e com a atualização desse aplicativo, que respeita o trabalhador que precisa usar o ônibus, fazendo com que ele não fique horas na parada”, comentou.

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, reforçou as qualidades do serviço remodelado. “Para o passageiro é uma excelente ferramenta, já que ele poderá verificar onde o veículo se encontra no percurso e quantos minutos o seu ônibus levará para chegar na parada mais próxima. “É possível, também, favoritar paradas e linhas conforme a necessidade do usuário, para que o sistema emita alertas, otimizando o tempo, além de relatar problemas, para que a secretaria tome ciência e busque a solução”, afirmou Adão.

Por ter sido todo remodelado, o novo TimeBus, que é gratuito, precisa ser novamente baixado. “É preciso atenção das pessoas, já que o nome está igual, mas o novo é o que aparece como primeira opção para baixar. Estamos trabalhando para desativar o antigo e retirar da lista de downloads”, explicou o secretário de mobilidade, lembrando que na Apple Store o novo sistema deverá estar disponível apenas na próxima semana.

Participaram do ato a deputada estadual Patrícia Bazotti Alba, a secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, a chefe da Divisão de Transporte da Semurb, Ana Paula dos Santos Lima, o presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Roger Corrêa e os vereadores Alison Silva e Alan Vieira. Também estiveram presentes o diretor-geral da Sogil Fabiano Rocha Izabel e o chefe operacional da empresa Joaquim Cavalheiro.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade