Depois de reduzir a tarifa de ônibus para o valor mais baixo da Região Metropolitana – de R$ 4,80 para R$3,75 -, a Prefeitura de Gravataí segue investindo em modernização e tecnologia que são revertidas em serviços de excelência para a comunidade. Um exemplo é o lançamento da nova versão do aplicativo TimeBus, que permite que passageiros acompanhem o trajeto de todas as linhas de ônibus que atendem Gravataí, em tempo real. A ação, comandada pelo prefeito Luiz Zaffalon, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 19, com transmissão ao vivo no Facebook da prefeitura.

Com a nova versão, idealizada e regulamentada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), será possível acompanhar o deslocamento dos ônibus das linhas municipais (os branquinhos) e intermunicipais (azuis e diretos) em tempo real, garantindo a otimização do tempo, mais facilidade e segurança para os usuários. O serviço estará disponível nos sistemas Android e IOS.

Segundo o prefeito Zaffa, esta é mais uma das ações que contemplam o Programa Municipal de Reestruturação e Qualificação do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Procoletivo). “O modelo do transporte público no país está em discussão, já que não atende mais a população como deveria e é um direito constitucional que nós, executivos municipais, precisamos garantir. Para que esse sistema se sustente, precisamos de mais passageiros. Por isso, reduzimos a tarifa e estamos qualificando o APP TimeBus”, disse.

Ele ainda lembrou que quanto melhor for o serviço, com relação a conforto, disponibilidade de linhas e horários, mais pessoas usarão o ônibus. “Alimentamos, assim, um círculo virtuoso, onde quanto mais usuários, mais o sistema se sustenta”, reitera. Já o ex-prefeito Marco Alba, presente na cerimônia de relançamento, destacou que o aprimoramento do serviço prestado à comunidade é obrigação de todo o governo sério e comprometido com a cidade. “Tenho certeza que Gravataí será exemplo no Rio Grande do Sul, em relação à forma com que lida com as questões do transporte público e com a atualização desse aplicativo, que respeita o trabalhador que precisa usar o ônibus, fazendo com que ele não fique horas na parada”, comentou.

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, reforçou as qualidades do serviço remodelado. “Para o passageiro é uma excelente ferramenta, já que ele poderá verificar onde o veículo se encontra no percurso e quantos minutos o seu ônibus levará para chegar na parada mais próxima. “É possível, também, favoritar paradas e linhas conforme a necessidade do usuário, para que o sistema emita alertas, otimizando o tempo, além de relatar problemas, para que a secretaria tome ciência e busque a solução”, afirmou Adão.

Por ter sido todo remodelado, o novo TimeBus, que é gratuito, precisa ser novamente baixado. “É preciso atenção das pessoas, já que o nome está igual, mas o novo é o que aparece como primeira opção para baixar. Estamos trabalhando para desativar o antigo e retirar da lista de downloads”, explicou o secretário de mobilidade, lembrando que na Apple Store o novo sistema deverá estar disponível apenas na próxima semana.

Participaram do ato a deputada estadual Patrícia Bazotti Alba, a secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, a chefe da Divisão de Transporte da Semurb, Ana Paula dos Santos Lima, o presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Roger Corrêa e os vereadores Alison Silva e Alan Vieira. Também estiveram presentes o diretor-geral da Sogil Fabiano Rocha Izabel e o chefe operacional da empresa Joaquim Cavalheiro.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade