Credores aprovam plano de recuperação judicial da RR Shoes

Com a aprovação da proposta apresentada pela companhia proprietária da Via Uno, por parte de todas as classes dos credores da RR Shoes, reunidos em assembleia geral, começa a ser superada a fase difícil pela qual passou a tradicional indústria calçadista patrulhense.
O empresário Ramon Rabelo, ao receber a reportagem da Folha Patrulhense lembrou que as negociações estavam sendo conduzidas desde julho do ano passado quando a RR Shoes entrou com pedido de recuperação tendo em vista, como afirmou, os impactos causados pela pandemia, quando o passivo atingiu 40,4 milhões distribuídos aos mais de 1.100 credores. Falta somente a homologação por parte do Foro da Comarca de Santo Antônio da Patrulha e como houve acordo entre as partes, tem-se como praticamente certo o “sim” da Justiça.
“Foi um passo importante para a recuperação da nossa empresa. Aprovamos o plano de recuperação e a empresa está organizando sua dívida a longo prazo para que possamos cumprir nossos compromissos. Sofremos demais, demitimos em torno de 500 funcionários, mas estamos conseguindo superar essa fase”, afirma aliviado Ramon Rabelo. Devido à crise, a empresa teve que fechar a sua unidade em Teutônia permanecendo agora somente com Santo Antônio.
A RR Shoes tem mais de dez anos de atuação no mercado calçadista e no pior momento da pandemia a queda foi no começo de 2020, entre março e maio, quando as vendas caíram em 90%. “Tínhamos quase um milhão de pares em casa e precisávamos vender para pagar as contas, e mesmo com promoção o período foi muito difícil, mas serviu para um aprendizado e vamos seguir fortes, não apenas nós, mas muitos que sofreram com essa pandemia”, afirma o empresário.

A VOLTA POR CIMA

Do total de dispensados a empresa já recontratou igual número e hoje são mais de 900 funcionários diretos e mais aproximadamente 700 indiretos, que são aqueles de ateliers que trabalham para a RR Shoes. Fazendo um cálculo quando conversava com a reportagem, Ramon Rabelo disse que se cada um desses, cerca de 1.600 funcionários, tiver três pessoas em cada família, serão cinco mil patrulhenses a dependerem em algum momento da empresa para o sustento familiar. “Isso nos dá um compromisso muito grande com a comunidade de Santo Antônio, que se torna agora ainda maior, quando é nossa intenção mantermos esses empregos e por isso, vamos evoluir e empregar essas pessoas de nossa terra, porque temos espaço suficiente, já que ampliamos a área física. Além disso, fechamos o atelier de Caraá, mas os empregados foram absorvidos pela empresa em Santo Antônio da Patrulha, que serve inclusive alimentação e que com o asfalto tornou bem mais fácil o acesso diário dos nossos colaboradores caraenses”, acrescenta o empresário.

PRODUÇÃO

A RR Shoes coloca 92% de sua produção no mercado interno brasileiro e 8% em outros países. Hoje a produção diária é de 12 mil pares e uma novidade: bolsas. Um segmento de bolsas foi implantado na empresa e atualmente mil unidades diárias são ali fabricadas com a perspectiva de que, no ano que vem, essa produção aumente. Como, não apenas o calçado feminino, como bolsas, são artigos valiosos para a mulher, a perspectiva é de que esse novo segmento represente um impulso muito grande na comercialização e venda dos produtos fabricados por aquela empresa patrulhense.

VIA UNO

Todas as lojas da VIA UNO são licenciadas, sendo 13 no Rio Grande do Sul e 12 em Manaus, sendo, portanto, terceirizadas. Elas também estão recuperando a capacidade de vendas pelo fato de estarem abertas e com as pessoas retornando a sua movimentação junto ao comércio, essas unidades apresentam sinais de melhora. Com todas essas perspectivas promissoras, Ramon Rabelo vislumbra um segundo semestre mais positivo, com comércio aberto, vacina chegando e bem motivados, especialmente com relação ao ano que vem. “Estamos com os pés firmes no chão e vislumbrando um ótimo futuro”, afirma o empresário ao comemorar o feliz desempenho de todas as negociações”.

AGRADECIMENTOS

O empresário destaca que a vacina está sendo importantíssima para a recuperação econômica e agradece à prefeitura, que possibilitou vacinar todos os seus colaboradores numa atividade que será concluída esta semana. “Quero, por isso, parabenizar a Prefeitura e ao presidente da ACISAP que deu prioridade para que a indústria calçadista fosse priorizada, por ter sido uma das mais afetadas porque o trabalhador não atua home office. Outra informação importante: em novembro, cem funcionários da RR Shoes tiveram que permanecer em casa por terem, eles, ou familiares, contraído o vírus. Hoje, são apenas quatro”, conclui Ramon Rabelo, empresário que está comemorando, com muita justiça, o retorno à normalidade de sua empresa.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade