Contrato para a construção da nova base do Samu e da Central de Ambulâncias é assinado

Obra, que tem previsão de entrega de oito meses, será custeada com recursos do próprio município

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), assinou, na tarde desta quarta-feira (6/7), o contrato para a construção da nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Central de Ambulâncias. Custeada com recursos do próprio município, por meio de financiamento, a obra será construída ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Abílio Alves dos Santos, na parada 74.

“Fazer obras públicas é sempre um desafio. Por isso, eu tenho sido insistente com o cumprimento de prazos, e esperamos que essa construção esteja concluída em oito meses. Estou feliz por todos os setores envolvidos nesse projeto, de fundamental importância para a cidade”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, a nova estrutura, além de seguir todas as normas sanitárias e de acessibilidade universal, estará localizada em ponto estratégico da cidade, possibilitando a saída rápida para o atendimento de urgência no município.

“A prefeitura reconhece a importância de melhor estruturarmos e qualificarmos esse serviço, para que funcione, da melhor maneira possível, em um local adequado. É parte do nosso planejamento estratégico e está dentro dos R$ 15 milhões que estamos investindo em saúde. Da parte da SMS, entendemos que o nosso papel na rede é qualificar os serviços”, realçou.

Com a nova obra, haverá vagas para, ao menos, 16 ambulâncias, sendo nove para a Central de Ambulâncias e sete para o Samu, que terão acessos autônomos e independentes. Atualmente, ambos estão localizados na Avenida Brasil, em prédios pouco adequados para esse tipo de serviço. Com a unificação das edificações em apenas um local, será possível um atendimento mais otimizado para essa demanda, em um local de fácil acesso.

“Esta edificação está sendo bastante esperada pelas equipes. É motivo de orgulho para nós e para a nossa cidade ter uma base do Samu – Central de Ambulâncias deste porte. Ficamos felizes com uma gestão que preocupa-se com o bem estar dos seus cidadãos”, disse a enfermeira coordenadora do Samu de Gravataí, Jane Fraga.

O Samu de Gravataí conta, atualmente, com 48 profissionais da área técnica, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores. Além disso, outros seis servidores participam da área de apoio. O serviço pode ser acionado, a qualquer momento e horário, pelo telefone 192.

De acordo com o arquiteto da SMS Bruno Carneiro, responsável técnico pelo projeto básico, esse novo empreendimento foi projetado com um sistema construtivo inovador, chamado Light Steel Frame, caracterizado por uma obra seca, limpa e mais rápida comparada aos sistemas construtivos convencionais. Assim, possibilita a racionalização dos recursos e a diminuição do volume de resíduos gerados na sua execução, permitindo, além disso, maior sustentabilidade ao projeto.

Programa Avança – Atenção Especializada

Por meio do Programa Avança – Atenção Especializada, a Prefeitura de Gravataí, a partir da SMS, objetiva ampliar e qualificar o acesso a procedimentos de média e alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, considerando as necessidades de saúde dos munícipes de Gravataí, no período de 2022 a 2024. Além disso, tem o propósito de construir estruturas equipadas e adequadas para o município, como o Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual (CRVVS) e a Farmácia Municipal.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade