Placa em bronze com carta testamento de Getúlio Vargas é furtada do canteiro central

A pedra que ostentava a cópia em bronze da carta testamento de Getúlio Vargas encontra-se vazia, pois a placa, medindo 60 cm x 80 cm, que estava incrustada sobre a pedra foi furtada do canteiro central da Avenida Borges de Medeiros, em frente ao prédio da prefeitura.
A ausência do patrimônio foi percebida na última sexta-feira, dia 1º de julho. Na manhã desta terça-feira, dia 05 de julho, o Diretor Administrativo e Financeiro do Museu Caldas Júnior Rafael Barcela esteve na Delegacia de Polícia registrando o fato.
O furto, registrado sob o número 2094, seguirá as diligências policiais e tramitação judicial, sendo que vai buscar-se a identificação de autor (es) do delito, inclusive com a identificação por meio de câmeras de vigilância próximas.
HISTÓRIA
O Governador do Estado, engenheiro Leonel Moura Brizola mandou confeccionar e distribuir para os municípios gaúchos, a Carta Testamento do Dr. Getúlio Dorneles Vargas.
Santo Antônio da Patrulha recebeu e a placa foi fixada num pequeno monumento no canteiro central da principal avenida, a Borges de Medeiros, próximo da Avenida Marechal Floriano Peixoto.
Após a Revolução de 1964, na administração municipal do Prefeito Dr. Raimundo Reis e Silva, a placa desapareceu da praça pública.
Por ocasião da restauração do prédio do Museu Antropológico Caldas Júnior em 1992, a placa foi encontrada, atrás de um grande armário que foi removido para possibilitar as obras.
Desde então foi guardada, como acervo do Museu até que fosse colocada novamente no canteiro central, diante da prefeitura nova, por ocasião da Semana do Município, em abril de 1995.
Em 07 de fevereiro de 1995, no Gabinete do Prefeito Dr. Ferúlio Tedesco Netto, juntamente com a presença do Secretário da Administração Dr. Geraldo Barcellos, Nilson Cardoso Ramos representando a comunidade e a Presidente da Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior Coralia Bemfica foi assinado um Termo de Custódia para instalação, segurança e preservação do monumento histórico.
Texto e foto: Divulgação

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade