Comunidade, servidores, líderes políticos e empresariais se despedem do ex-prefeito Edir Oliveira

Cerimônia ocorreu no saguão da Prefeitura, e o sepultamento, no Cemitério Central de Gravataí
O momento de despedida do ex-prefeito e ex-deputado federal Edir Oliveira, velado na sede da Prefeitura de Gravataí, nesta sexta-feira (5/8), foi marcado por comoção e falas de gratidão. Após o velório, o caixão seguiu em cortejo até o Cemitério Central Municipal de Gravataí, por volta das 14h, onde ocorreu o sepultamento. Edir, como era conhecido, faleceu em casa, na manhã desta quinta-feira (4/8). Estiveram presentes servidores municipais, autoridades, políticos estaduais e nacionais e líderes empresariais.
O prefeito Luiz Zaffalon relembrou do trabalho de Edir como prefeito, na gestão 1993-1996, quando foram criados a Fundação Municipal do Meio Ambiente (atual Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem Estar Animal – Sema), o Instituto de Previdência de Gravataí e a Guarda Municipal: “Um grande nome do nosso município que nos deixa um legado, como a General Motors, a GM, uma das grandes indústrias que temos em Gravataí, que foi trazida na gestão do Edir. É uma perda imensurável para o município e para o Estado. Deixo aqui os meus sentimentos à família e a todos os gravataienses”.

A Guarda Municipal, por meio do seu comandante, Henrique Gaus, prestou uma homenagem: “Vendo a necessidade e a urgência da integração do município nos esforços estatais de controle da criminalidade, o Edir Oliveira criou a nossa Guarda Municipal, que, hoje, é motivo de orgulho da administração e do povo gravataiense”.

Natural de Rolante, no Vale do Paranhana, Edir começou a carreira política como vereador de Gravataí, pelo MDB, cargo que ocupou de 1973 a 1977. Elegeu-se prefeito para o mandato 1993-1996, já pelo PTB. Foi deputado federal por três legislaturas, entre 2000 e 2011.

Edir também ocupou cargos no governo do Estado: secretário substituto do Interior e de Obras Públicas, entre 1987 e 1991; entre 1997 e 1998, como secretário da Região Metropolitana do Estado do Rio Grande do Sul; e secretário estadual do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, de 2003 a 2006.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade