Comemorar olhando para o futuro

Por Luiz Zaffalon (Zaffa), Prefeito Municipal

Ao comemorar 141 anos de emancipação política e administrativa neste 23 de outubro – enaltecendo sempre o 8 de abril de 1763, que marca a fundação da Aldeia dos Anjos, com a chegada dos índios guaranis -, Gravataí desponta como a quarta maior economia do Rio Grande do Sul e uma das 100 maiores cidades do país.

Mais do que isso, estamos entre os cinco municípios gaúchos que oferecem as melhores condições para novos empreendimentos, conforme o ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), edição 2020. E figuramos em primeiro lugar no item ambiente regulatório, evidenciando a postura de cidade amiga dos empreendedores adotada nos últimos anos e reafirmada na nossa gestão.

A resposta dos investidores tem sido extraordinária: nos últimos oito anos Gravataí recebeu mais de R$ 2 bilhões em novos investimentos, com a chegada de gigantes da economia, particularmente na área de logística. E com elas, novos empregos e mais renda para alavancar a economia do município e promover o bem-estar social.
Apesar dessas conquistas, seguimos trabalhando para melhorar ainda mais nossa atratividade. Hoje, por exemplo, por meio de um Mapa Digital Urbano, com acesso online ao Mapa Georreferenciado do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, é possível identificar as áreas de zoneamento, de empreendimentos e também a localização de equipamentos públicos comunitários – postos de saúde, escolas e demais órgãos da administração municipal.

Gravataí se consolida como uma cidade com vocação industrial, abrigando verdadeiras potências mundiais como a fábrica de General Motors (GM), entre outras. Nossa condição geográfica, a 15 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho, e a disponibilidade de uma malha rodoviária diversificada, aliada a uma gestão municipal que faz de nossa cidade um lugar cada vez mais acolhedor, sem dúvida, forma uma base sólida para novas conquistas.

Na última semana, reunimos todo o secretariado municipal para treinamento e qualificação no 1º Seminário de Planejamento Estratégico de Gravataí, tratando de todas as ações do Plano Plurianual (2022 a 2025) e a utilização do novo software de gerenciamento de projetos adotado pela prefeitura. Essas iniciativas, entre tantas outras, trazem maior eficiência para os nossos investimentos, programas e ações.

Assim, agregando uma gestão municipal moderna, a força das empresas que chegam à nossa cidade e a sempre presente capacidade de trabalho dos gravataienses, estamos transformando a realidade do nosso município. É assim que se constrói um projeto de futuro, uma cidade melhor para cuidar viver. Parabéns, Gravataí!

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade