CIEE apresenta proposta de projeto para a juventude à Secretaria Municipal de Habitação

A secretária da pasta de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), Selma Fraga, realizou, na quarta-feira,12, junto com o CEO do CIEE- RS, Lucas Baldisserotto, uma visita à secretária municipal da Habitação (SMH), Luciane Machado. O objetivo do encontro foi apresentar à secretária da SMH, uma proposta que visa criar o projeto “Espaço da Juventude”para adolescentes e jovens do Residencial Breno Garcia, propondo qualificação profissional e novas oportunidades de emprego. Para a secretária da SMH, Luciane Machado, um projeto que possibilite trabalhar com as famílias do Residencial, qualificando seus jovens, é muito especial.
A secretária da SMICT, Selma Fraga, ao apresentar o CIEE como um dos parceiros de Gravataí, enfatizou a função da SMICT na busca de trazer soluções que fomentem novos negócios e empreendedores, por meio da capacitação. Para ela, o processo deve se dar, a partir da infância, usando a criatividade como ferramenta chave, para que os participantes possam, no futuro, decidir o caminho que gostariam de seguir. “Nossa função é gerar oportunidades para as crianças e adolescentes”, destacou a secretária.
O CEO e a coordenadora do POD Socioeducativo do CIEE Porto Alegre, Lucas Baldisserotto e Fabiane Theobald, apresentaram uma ideia para o Projeto Espaço da Juventude, que prevê, como metodologia, um Plano Individual de Realização (PIR) dos jovens participantes, com equipe multidisciplinar. Segundo eles, neste plano seriam realizados encontros individuais para a elaboração de ações, metas e objetivos, com monitoramento ao decorrer do projeto, para que os jovens cheguem aonde ele querem chegar.
Os percursos utilizados seriam sócio-afirmativos e sócio-profissionalizantes.
“Entendemos a relevância de promover atendimento e integração tanto no aspecto social como no profissional”, enfatizou o CEO do CIEE-RS, Lucas Baldisserotto, acreditando que o fortalecimento da cidadania e emancipação social, seja o caminho para a formação destes jovens. A secretária da SMH, Luciane Machado comentou que no Breno Garcia existem famílias que já iniciaram o processo de empreender com uma visão diferente, mais ampla, do mercado. “Existe o pensamento, só precisa ser aprimorado. Falta o acompanhamento e a disponibilidade de oportunidades para essas pessoas”, destacou ela, vendo no projeto, o caminho para oferecer, aos beneficiados, esse direcionamento.
Após ser validada pela secretária Luciane Machado, a proposta de Projeto do Espaço da Juventude passará por uma personalização às demandas do município, para após, ser apresentado e avaliado pelo prefeito Luiz Zaffalon.
O programa poderá ainda servir de inspiração para outros projetos, em Gravataí, no futuro.
Também estiveram presentes na reunião, a secretária adjunta da SMH, Renata Zinelli e o gerente de aprendizagem do CIEE, Gustavo Etcheverry.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade