CIEE apresenta proposta de projeto para a juventude à Secretaria Municipal de Habitação

A secretária da pasta de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), Selma Fraga, realizou, na quarta-feira,12, junto com o CEO do CIEE- RS, Lucas Baldisserotto, uma visita à secretária municipal da Habitação (SMH), Luciane Machado. O objetivo do encontro foi apresentar à secretária da SMH, uma proposta que visa criar o projeto “Espaço da Juventude”para adolescentes e jovens do Residencial Breno Garcia, propondo qualificação profissional e novas oportunidades de emprego. Para a secretária da SMH, Luciane Machado, um projeto que possibilite trabalhar com as famílias do Residencial, qualificando seus jovens, é muito especial.
A secretária da SMICT, Selma Fraga, ao apresentar o CIEE como um dos parceiros de Gravataí, enfatizou a função da SMICT na busca de trazer soluções que fomentem novos negócios e empreendedores, por meio da capacitação. Para ela, o processo deve se dar, a partir da infância, usando a criatividade como ferramenta chave, para que os participantes possam, no futuro, decidir o caminho que gostariam de seguir. “Nossa função é gerar oportunidades para as crianças e adolescentes”, destacou a secretária.
O CEO e a coordenadora do POD Socioeducativo do CIEE Porto Alegre, Lucas Baldisserotto e Fabiane Theobald, apresentaram uma ideia para o Projeto Espaço da Juventude, que prevê, como metodologia, um Plano Individual de Realização (PIR) dos jovens participantes, com equipe multidisciplinar. Segundo eles, neste plano seriam realizados encontros individuais para a elaboração de ações, metas e objetivos, com monitoramento ao decorrer do projeto, para que os jovens cheguem aonde ele querem chegar.
Os percursos utilizados seriam sócio-afirmativos e sócio-profissionalizantes.
“Entendemos a relevância de promover atendimento e integração tanto no aspecto social como no profissional”, enfatizou o CEO do CIEE-RS, Lucas Baldisserotto, acreditando que o fortalecimento da cidadania e emancipação social, seja o caminho para a formação destes jovens. A secretária da SMH, Luciane Machado comentou que no Breno Garcia existem famílias que já iniciaram o processo de empreender com uma visão diferente, mais ampla, do mercado. “Existe o pensamento, só precisa ser aprimorado. Falta o acompanhamento e a disponibilidade de oportunidades para essas pessoas”, destacou ela, vendo no projeto, o caminho para oferecer, aos beneficiados, esse direcionamento.
Após ser validada pela secretária Luciane Machado, a proposta de Projeto do Espaço da Juventude passará por uma personalização às demandas do município, para após, ser apresentado e avaliado pelo prefeito Luiz Zaffalon.
O programa poderá ainda servir de inspiração para outros projetos, em Gravataí, no futuro.
Também estiveram presentes na reunião, a secretária adjunta da SMH, Renata Zinelli e o gerente de aprendizagem do CIEE, Gustavo Etcheverry.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade