Com cerca de 140 anos de história, o Casarão dos Bina será completamente restaurado. Na tarde da última sexta-feira (1º/7), foi apresentado o projeto final da reforma conservadora do Casarão dos Bina, edificação histórica de Gravataí, datada de 1882. A restauração, que vai manter o padrão original do prédio, também vai atender as questões de acessibilidade do local, se enquadrando na legislação.
No porão do local, que já foi sede da Secretaria de Meio Ambiente, há um espaço que servia de senzala na época da escravidão. Atualmente, a edificação está interditada pela Defesa Civil.
O estudo e o mapeamento das necessidades do Casarão dos Bina foram realizados pela empresa Studio 1 Arquitetura, que identificou quais materiais deveriam ser utilizados, quais cores e, ainda, o valor estimado da obra. A segunda etapa para a conclusão da reforma serão os projetos complementares da parte hidráulica, elétrica e estrutural, além do orçamento com empresas especializadas para o trabalho.
“A reforma e a preservação do Casarão sempre foram um desejo meu. Temos que respeitar o passado da nossa cidade e preservar a história para não repeti-la. A tradição e a cultura são fundamentais para o crescimento da nossa comunidade”, concluiu Zaffa. O Casarão dos Bina está localizado na Rua Carlos Bina, no bairro Moradas do Sobrado.