Campanha do Outubro Rosa supera expectativas

A campanha do Outubro Rosa deste ano foi um sucesso! Realizamos 299 exames de mamografia, sendo 187 exames apenas em nosso município”. A revelação é do supervisor de radiologia do Hospital de Santo Antônio da Patrulha da Santa Casa de Misericórdia, Maurício Cardoso, que ainda acrescenta: “mesmo sendo um ano atípico de pandemia, e comparado ao ano de 2020, houve uma redução nos procedimentos, porém não muito significativa”.
Aumento na procura de exames
Segundo Maurício, a procura pela realização dos exames de mamografia tem crescido não só no município de Santo Antônio da Patrulha, mas como em todo o litoral gaúcho. “Mulheres que estejam na faixa etária para realização do exame de mamografia ou que apresente algum sintoma ou histórico de câncer de mama na família e não tenham se submetido ao exame devem procurar o Posto de Saúde e solicitar o encaminhamento com o enfermeiro ou médico para a realização do exame”, explicou o supervisor.
Maurício também alerta para um dado que chama a atenção: “a cada cem mamografias realizadas no hospital, temos um caso suspeito de câncer da mama”.
Importância do exame
A descoberta da doença na fase inicial é de extrema importância para o sucesso do tratamento. Como destaca Maurício, é fundamental que a mulher se previna e realize anualmente o exame de prevenção. “Se descoberto na fase inicial, as chances de cura são muito maiores. Nosso objetivo é fazer com que as informações sobre o câncer de mama alcancem cada vez mais mulheres, fortalecendo os cuidados, a prevenção e o diagnóstico da doença”, conclui.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade