Atenção: se você não ler, perderá tempo de vida

Por Janete Laguna – Orientadora de Educação Profissional na área da Gestão do Senac Gravataí

Sabe aquele momento que você chega na etapa de planejamento ou quer encontrar uma solução para um problema na empresa que trabalha e acaba travando? Sim, eu sei que isso nos assombra desde sempre. Mas e se eu disser que existe uma ferramenta que resolverá seu problema de uma vez por todas e economizará seu tempo? Não acredita? Pois então continue lendo e você verá que seu tempo será otimizado a partir do seu próximo planejamento.

Um método fácil, prático e ágil. É assim que podemos descrever a ferramenta utilizada na administração e nos processos da qualidade, que é o 5W2H. Com uma série de etapas, ela possibilita facilitar qualquer projeto com apenas 7 perguntas. Para que possamos entender por completo, primeiro vamos ao significado de cada palavra:
5W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?); 2H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?)

Já deu para pegar um pouco de como funciona, né? Mas calma, vou te explicar o que é cada um abaixo:
What: aqui você define o propósito do projeto;
Why: hora de informar o motivo desse projeto;
Where: como a pergunta já diz, mostrar onde vai ser feito esse projeto;
When: qual o momento você vai realizar esse projeto? Falar o período;
Who: você que irá administrar esse projeto? Informe quem ficará responsável;
How: de que que forma você irá fazer dar certo? Informe como será o processo;
How much: a verba disponibilizada será alta? Preencha o investimento que você terá.

A ferramenta 5W2H pode ser usada em inúmeras situações, não só na sua empresa, mas na sua vida pessoal também. Então, bora colocar seu projeto em prática e economizar tempo? Esse mecanismo e outros que auxiliam em seu desenvolvimento profissional, você irá encontrar nos cursos técnicos em Administração e Qualidade do Senac Gravataí. Que tal impulsionar sua carreira?

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade