Câmara aprova redução gradativa dos veículos de tração animal

A Câmara de Gravataí aprovou, na sessão desta quinta-feira (4/11), a redução gradativa dos veículos de tração animal. O projeto teve 13 votos favoráveis e uma abstenção. O texto institui em Gravataí o programa de redução gradativa dos veículos de tração animal, com a inserção social dos condutores. A autoria é da vereadora Marcia Becker (MDB).

A proibição é válida para a área urbana do município. O projeto estabelece em dois anos o prazo para o início da proibição. Nesse período, será feito um cadastramento dos condutores e o seu direcionamento à inserção no mercado de trabalho.

Na justificativa do projeto, a vereadora se refere a “cavalos sendo utilizados de maneiras totalmente inapropriadas, sem alimentação adequada, sem água, sem cuidados veterinários necessários e sendo maltratados com chicotes, causando-lhes dor e sofrimento”. Ela afirma que “muitos animais são levados ao esforço físico que lhes causam a morte”.

“O projeto também tem por finalidade a inserção das famílias dos carroceiros nos programas assistenciais, incentivando a criação de cooperativas ou associações, assim organizando a classe e oferecendo condições para que os mesmos desempenhem seu trabalho com dignidade”, destaca a vereadora Marcia.

Um acordo de lideranças permitiu a inclusão do texto na pauta a ser votada na sessão. Protocolado em agosto, o projeto foi tema de uma audiência pública, realizada em outubro.

Foram rejeitadas duas emendas aditivas e uma emenda substitutiva ao projeto, todas de autoria do vereador Bombeiro Batista (PSD). O texto vai agora para sanção do prefeito municipal.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade