Os projetos necessários para dar início às obras de restauração total do prédio do Museu Caldas Júnior devem começar até março.
Em 1992, a casa que abriga o Museu, recebeu sua primeira e última ampla reforma estrutural, ou seja, há exatamente 30 anos.
“Devido à falta de manutenção nos últimos anos, bem como, o fechamento do Museu, em meio à pandemia, inclusive com deslocamento de seus funcionários para outras secretarias, nós, já no início de 2021, quando da reabertura do Museu à comunidade, promovemos diversas melhorias emergenciais, mas percebemos um avançado estágio de deterioração estrutural, o que levou à interdição. Agora, com investimentos da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, está sendo possível dar andamento no processo de contratação de empresa para fazer o levantamento das necessidades e o projeto de restauração geral no nosso Museu”, disse o prefeito.
Esse diálogo vem avançando desde o dia 09 de fevereiro quando, no Gabinete do Prefeito, foi debatida a necessidade de contratação imediata de empresa especializada que atue de acordo com as legislações vigentes e normas do IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, para fazer um projeto completo que, num segundo momento, habilite a instituição para a captação de recursos para realização das obras, através de leis de incentivo, emendas parlamentares e busca de recursos junto à Secretaria de Estado da Cultura e na esfera Federal também.
A partir de março, o projeto executivo de restauro e intervenção na edificação deve começar ser elaborado.
O prédio de 207m² foi construído em 1820 e é tombado como Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul. Seu acervo é composto por centenas de objetos que resguardam a história da colonização local, bem como, das vivências e dos saberes da população e do seu morador mais ilustre, o jornalista Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior, fundador do jornal Correio do Povo. Além dos objetos, o prédio abriga o Arquivo Histórico, que acondiciona inúmeros documentos e fotografias.
PRESENÇAS
Participaram da reunião no dia 09/02, além do prefeito Rodrigo Massulo, a presidente da Fundação Museu Caldas Júnior Rosalva Rocha, os secretários municipais: Lucas Kellermann, do Planejamento e Desenvolvimento Econômico; Sérgio Airoldi, da Cultura, Turismo e Esportes em exercício e Rudinei dos Santos, da Administração e Finanças em exercício, além do Procurador Geral do Município Igor Oliveira, da Diretora do Departamento de Engenharia e Arquitetura, Engenheira Civil Katiane Costa e do Diretor Administrativo do Museu Rafael Barcela.