Amanhã é o Dia Estadual da Defesa Civil

Transcorre amanhã, dia nove de julho, o Dia Estadual da Defesa Civil.
O colaborador e integrante daquela instituição, envia o seguinte texto alusivo à data:
No dia 09 de julho de 1970, foi criada a Secretaria Estadual de Defesa Civil do Rio Grande do Sul através do Decreto nº 20.357 e atualmente ela está disposta no Sistema Nacional de Defesa Civil. Em 29 de junho de 1994, o governador Alceu Collares, através do decreto nº 35.319, instituiu o 09 de julho como o Dia Estadual da Defesa Civil.
Santo Antônio da Patrulha teve a sua defesa civil criada em 1999, e começou a atuar efetivamente no ano de 2007. O município, juntamente com Caraá, Rolante, Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Taquara e Gramado, participa da Oficina Regional de Defesa Civil do Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Alto Sinos, criada no dia 09 de julho de 2010 para haver apoio mútuo entre os municípios, bem como troca de conhecimentos da atividade. Nesses onze anos a Oficina já realizou 144 sessões.
O Cel. Claudio Silva Rocha – Coordenador Voluntário da Oficina Regional de Defesa Civil do Vale do Paranhana, Região das Hortências e Alto Sinos, define muito bem o que é a Defesa Civil no seguinte texto: .
“As atividades de defesa civil têm a ver com probabilidades de ocorrências de eventos naturais ou não, com potencial de gerar danos e prejuízos, enfim, um desastre. Por circunstâncias outras, os nossos eventos não possuem a magnitude e o poder de destruição de similares em outras partes do mundo. No entanto, essas circunstâncias, não autorizam a ninguém, nem Governos e nem comunidades, a desprezarem ações e medidas de prevenção e de resposta. A defesa civil deve ser diária, intensa, e articulada com os demais setores da sociedade e, é justamente isto que muitas vezes nos falta. Quando não compreendemos o real significado da gestão de risco e do próprio evento – potencial gerador de um desastre – ficamos à mercê de surpresas desagradáveis, de perdas inconsoláveis, e de prejuízos que atrasam, ainda mais, o processo de desenvolvimento que precisamos buscar. Neste dia – 09 de julho – ao comemorarmos o Dia Estadual da Defesa Civil – é um momento adequado para esta reflexão. Cumprimentamos a todos os colegas que labutam nesta área”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade