Search
Close this search box.

REFERÊNCIA REGIONAL EM OFTALMOLOGIA: Hospital de Santo Antônio da Patrulha atende milhares de pacientes

Desde 19 de setembro de 2022, portanto há mais de três anos, o Hospital de Santo Antônio da Patrulha sob a gestão da Associação Hospitalar Vila Nova já atendeu milhares de pacientes de todo o Litoral Norte, sendo que esse serviço já era referência há vários anos em Oftalmologia.
De segundas a sextas-feiras, é ofertado atendimento a população, como explica Mônica.
É por isso que diariamente você vê ônibus vindos dos 23 municípios do Litoral Norte conduzindo pacientes que querem solucionar problemas de visão, muitos dos quais, como é o caso da catarata, os afligem há vários anos. E sair do hospital, após uma cirurgia de catarata, conseguindo recuperar a visão, é motivo de alegria e até mesmo de emoção para os pacientes e de satisfação por parte dos médicos oftalmologistas e da equipe que os assessoram no atendimento aos pacientes daquele setor.
MÉDIA MENSAL DE ATENDIMENTOS
Explica Catiele Rodrigues, do setor administrativo, que desde 19 de setembro de 2022, esse atendimento é oferecido de forma ininterrupta a pacientes de todo o Litoral Norte.
“A média mensal é de 1500 pacientes atendidos, numa atividade que ocorre de segundas a sextas-feiras. Inclusive, trabalhamos nos finais de semana devido ao mutirão do SUS Gaúcho, o que faz com que mensalmente 4.182 pacientes dos 23 municípios do Litoral Norte sejam atendidos por nós”, afirma Catiele.
Conforme Mônica Fernandes, aquele setor do hospital de Santo Antônio da Patrulha realiza atendimentos de MÉDIA COMPLEXIDADE/ALTA COMPLEXIDADE.
COMO É FEITO O ENCAMINHAMENTO
O encaminhamento através do GERCON junto às secretarias municipais de Saúde do Litoral Norte para o hospital. O paciente após atendimento no hospital dependendo de sua patologia, irá para uma fila de espera que hoje está em torno de quatro a seis meses, devido à grande procura. “Antes não havia fila de espera, mas agora em função do mutirão do SUS Gaúcho, essa espera, que antes era de dois a três meses, terminou aumentando”, explica Catiele.
MUTIRÃO DO SUS GAÚCHO
Através do mutirão do SUS Gaúcho, no período de 60 dias, compreendido do dia 15 de outubro ao dia 20 de dezembro de 2025, foram disponibilizadas 12.596 vagas, sendo atendidas mais de 8.316 pessoas.
A procura tem sido sempre muito grande, destaca Mônica Fernandes.
No caso de pacientes com determinadas patologias que necessitem de procedimentos em (Alta complexidade) esses são encaminhados via DITA (Declaração de Impossibilidade Técnica de Atendimento) para um serviço designado pela regulação do Estado.
CATARATA
Em relação à catarata, que é um problema muito comum, especialmente em pessoas idosas, a cirurgia é feita no próprio hospital em Santo Antônio da Patrulha.
O HSAP também realiza cirurgias de descolamento de retina, pterígio, reconstrução de câmara anterior e de vitectromias, sendo que diariamente são feitas 25 cirurgias oculares.
QUEM ATUA NO SETOR
O setor conta com 10 colaboradores, afora os médicos. “Sempre estamos trabalhando ardorosamente almejando a melhora da visão do paciente”, finaliza Mônica Fernandes.
A foto mostra a equipe que atende aos pacientes no setor de Oftalmologia.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade