Search
Close this search box.

Corsan reforça fiscalização em redes de esgoto doméstico em SAP

Técnicos da Corsan iniciaram na semana passada, fiscalização nos bairros Menino Deus, Vila Rica, São José, São José II, Cohab, Bom Princípio, Elite, Ecoville, Pitangueiras e Osolopes para localizar possíveis ligações irregulares de drenagem de água das chuvas (esgoto pluvial) à rede de esgoto doméstico (cloacal). A inspeção em Santo Antônio da Patrulha prevê a verificação dos poços de visitas e das caixas de ligações, que são as aberturas em calçadas que dão acesso às redes.
As ligações de esgoto pluvial à rede cloacal são detectadas pela aplicação de fumaça não tóxica nas entradas das tubulações – ação também conhecida como “fumacê”. Quando a fumaça aponta os locais onde existem essas conexões, os proprietários das residências ou dos estabelecimentos comerciais são orientados a providenciar a drenagem adequada da água da chuva.
Danos a redes e ao meio ambiente
As redes de esgoto devem receber apenas os dejetos domésticos. Misturar a elas o escoamento da água de chuvas causa sobrecarga e problemas como mau cheiro, retorno do esgoto para os imóveis, rompimento de redes e prejuízos ao meio ambiente. Além da conexão direta de água de chuvas ao sistema de esgoto, outros maus hábitos, como o descarte indevido de lixo e despejo de óleo nas redes de esgotamento sanitário, potencializam os danos.
Como utilizar o sistema de esgoto doméstico corretamente
– Não jogue lixo (cabelo, plástico, absorvente, camisinha, cigarro, fio dental, cotonetes, embalagens) no vaso sanitário, pia ou nas caixas de esgoto.
– Limpe periodicamente as caixas de gordura.
– Mantenha as caixas de inspeção tampadas, mas acessíveis.
– Não descarte o óleo de cozinha em pia, vaso sanitário ou tanque de lavar roupas. Quando vai para o esgoto, o óleo se acumula nos encanamentos, forma camadas espessas de gordura e entope as tubulações. Junte o resto de óleo em garrafas pet e entregue em locais de doação para reciclagem.
– Nunca conecte a rede pluvial (que recebe água de chuva) à rede de esgoto. A ligação indevida provoca transbordamento nas vias públicas e até nas residências.
– Se o esgoto doméstico vai para a rede pluvial, em vez de ser conduzido para a estação de tratamento, ele é lançado diretamente em rios, lagos ou mares e causa poluição.
A foto é de Lucas da Silva Santos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade