Aconteceu na manhã deste domingo (26), uma manifestação em defesa da Lagoa dos Barros em frente a ETE localizada na RST 101, em Osório, promovida pela Associação dos Moradores da Lagoa dos Barros de Osório, liderados pelo vice-presidente daquela entidade, Paulo Daniel Fernandes Terra.
Em todas as falas ficou clara a insatisfação dos próprios moradores de Osório, ribeirinhos e os frequentadores da Lagoa com a situação do descarte de resíduos da ETE naquela lagoa.
A Lagoa dos Barros tem grande importância ecológica e cultural para os dois municípios, e o evento busca fortalecer a conscientização sobre a necessidade de cuidados com esse patrimônio natural.
Com mais esta mobilização a pretensão é chamar a atenção para a necessidade de ações mais concretas junto às autoridades estaduais e federais para que seja possível buscar soluções mais amplas e efetivas.
A manifestação teve a participação do prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, dos vereadores Valtair Andrade (Progressistas) e João Luís Moreira da Silva (MDB), representantes do Movimento Lagoa dos Barros Viva – SAP, da bióloga Sueli Lang dos Santos e da Dra. Ana Clara Maciel, a diretora do Meio Ambiente – SAP, de Miriam Borba, representando a Sociedade Técnica de Irrigação Ltda – Stil/SAP, de Sandro Guazelli e de moradores ribeirinhos e o vereador Maicon Prado (PDT), de Osório.