Gravataí inaugura Ecoponto Parque dos Eucaliptos

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), inaugurou, na manhã chuvosa de sábado, 21, mais um espaço modelo para o descarte correto dos resíduos. O Ecoponto Parque dos Eucaliptos está localizado na Rua Cassiano Xavier, no bairro de mesmo nome. No local, que funcionará de segunda a sábado, das 8h às 17h, a população poderá descartar móveis e eletros inservíveis, óleo de cozinha e resíduos de podas e de construção civil, entre outros materiais. Além disso, no terreno ao lado, uma praça com quadra poliesportiva foi totalmente revitalizada, ganhando um novo playground acessível, além de pintura, telas, goleiras e tabelas.

Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, “este é um dia histórico para essa região da cidade”. Ele comenta que mesmo com chuva, não era possível adiar uma entrega tão importante, de um equipamento público eficaz no combate ao descarte de lixo irregular e ainda, que traz um complexo de lazer tão importante para a convivência sadia da comunidade. “Aqui, neste local em que construímos esse belíssimo ecoponto, antes tínhamos montanhas de lixo. A Prefeitura limpava e, horas depois, já tinha gente depositando caliça e todo o tipo de resíduo. Agora, cabe a comunidade vir visitar esse lindo local e usufruir do que ele oferece, que é além da destinação correta dos resíduos, uma grande área de lazer para toda a família”, diz Zaffa.

Zaffa ainda destacou que é fundamental, cada vez mais, cultivar o sentimento de pertencimento nas pessoas. “Trazer o seu resíduo no ecoponto é um ato de cuidado e amor pela cidade. Não jogar lixo na rua, fazer a sua calçada, cuidar da natureza existente, dos equipamentos públicos, como as praças, tudo isso é pertencimento e temos que cultivá-lo, em Gravataí, cada vez mais”, finalizou.

Totalmente gerenciado pela prefeitura, o espaço contará com manutenção e limpeza diária, além de segurança 24 horas. Em todos os ecopontos instalados na cidade – atualmente são três mas o número deve aumentar gradativamente – cada pessoa pode descartar, diariamente, dois metros cúbicos de resíduos, o equivalente a uma caçamba de uma caminhonete ou um reboque.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Paulo Garcia, destaca que Gravataí tem se destacado no Estado por seu projeto de ecoponto sustentável e de grande poder de socialização da comunidade do entorno. “Demonstramos que é possível termos um local em que se recolhe o resíduo, se dá a destinação final correta, e ainda, que a comunidade pode se integrar. Estamos, assim, transformando os nossos ecopontos em complexos de recebimento de resíduos onde se pode viver em comunidade”, relata o secretário, lembrando que este é um projeto que começou no governo do prefeito Marco Alba e que está tendo continuidade na administração do prefeito Zaffa.

Presente na cerimônia de entrega à comunidade, o ex-prefeito Marco Alba revela que organizar a casa e cuidar das pessoas, que foram dois grandes pilares do seu governo, também significam transformar a cidade em um espaço de convivência mais limpo. “Aqui, estamos celebrando mais uma vitória da população e fazendo aquilo que o poder público deve fazer, que é promover a felicidade da nossa comunidade, fazendo entregas que mudam pra melhor a vida das pessoas.” Também estiveram presentes no ato o presidente da Câmara de Vereadores Alan Vieira e os vereadores Dilamar Soares, Alex Peixe e Demétrio Tafras, além de diversos secretários e outros colaboradores da gestão municipal.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade