Na abertura oficial, prefeito Luiz Zaffalon destacou o empenho do Governo em impulsionar área rural da cidade e assinou o Projeto de Lei que cria o Programa Alimenta Gravataí-RS
A 8ª edição da Feira Agrorural de Gravataí (Fearg) é sucesso de público, a estimativa é de que 20 mil pessoas tenham circulado pela Feira apenas no sábado (30/7). Com o propósito de fomentar e desenvolver cada vez mais a agricultura e a área rural do município, o evento, que iniciou na última quinta-feira (28/7) e encerrou neste domingo (31/7), é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e tem entre outros patrocinadores, Banrisul e Corsan. Muitas foram as atrações curtidas pelo público, que pode ver maquinários agrícolas, animais e outros produtos coloniais, como hortaliças, frutas, verduras, mel, pães e cucas, entre outros. A boa cachaça também estava disponível para compra, além da história missioneira da cidade e a tecnologia voltada para o campo.
Na abertura oficial, que ocorreu na tarde do sábado, o prefeito Luiz Zaffalon comentou sobre o esforço do governo em realizar a Fearg e destacou que as próximas feiras serão ainda maiores com a construção do novo Parque de Eventos do Município. Zaffa também ressaltou a importância do trabalho no campo para a alimentação das pessoas e geração de renda e ainda o crescimento com relação ao turismo, ainda pouco explorado e precisando ser incentivado.
O Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Denner Gelinger, agradeceu todos os envolvidos na realização do evento e agradeço todos os participantes, “se a feira está sendo esse sucesso, é por causa de todas essas pessoas que vieram participar e prestigiar”. Gelinger também comentou sobre a importância da criação do Programa Alimenta Gravataí, que tem como objetivo incentivar a agricultura familiar, promovendo a dignidade e a inclusão econômica e social dos produtores rurais familiares, além de fomentar a produção rural sustentável, incentivar o consumo e a valorização de alimentos produzidos pela agricultura familiar.
Programa Alimenta Gravataí-RS
O Programa Alimenta Gravataí-RS tem como objetivo a aquisição de alimentos oriundos da Agricultura Familiar no município, com a finalidade de doação simultânea a famílias em insegurança alimentar e vulnerabilidade social e atendimento de demandas regulares de consumo de alimentos. Poderá fornecer produtos ao Programa Alimenta Gravataí-RS o agricultor familiar do Município de Gravataí-RS, inscrito no PRONAF, adimplente com o Município de Gravataí-RS e com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou documento que a substitua, em dia, ou organizações cooperativas ou associativas cumpridoras das mesmas prerrogativas dos produtores.
Ao todo, foram 160 expositores distribuídos entre expositores internos e externos, praça de alimentação, food truck, comércio ambulante, jogos rurais, feira da economia solidária, feira modelo, agroindústrias, associações, exposição de animais e recreação infantil. Tudo isso, numa área de mais de 10 mil metros quadrados, junto ao salão paroquial da Igreja Santa Luzia, localizado na Estrada Arthur José Soares, 120, distrito rural de Morungava.