Um dos grandes batalhadores para trazer o bilionário investimento da Conexão Sul Brasil Armazenagem é, sem dúvidas, o ex-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, que atua no ramo imobiliário.
Zezo conversou com a reportagem da FOLHA PATRULHENSE, historiando os fatos desde o primeiro momento em que a empresa manifestou o interesse em se instalar em Santo Antônio. Na época, mesmo baixando consideravelmente o valor do hectare, inicialmente em 600.000 para R$ 350.000, o diretor operacional Eleandro Goulart disse a Zezo que reconhecia todos os seus esforços e os do governo municipal, porém Glorinha estava oferecendo uma área em valores mais compensadores e que, por isso estava decidindo pela instalação naquele município.
UM POR CENTO…
Zezo revelou a reportagem um detalhe que serve de exemplo para quem deseja investir: nunca desista na primeira dificuldade. Eleandro disse que havia 99 por cento de chances da empresa ficar localizada em Glorinha. Ao que Zezo indagou: “Mas tenho ainda um por cento de chance?”, recebendo resposta afirmativa do empresário.
E foi com esse percentual mínimo que Zezo decidiu não esmorecer e o resultado aí está: a localização do Centro de Distribuição de Congelados que armazenará carnes, bovina, suína, aves e ovinos, deverá ser mesmo em Santo Antônio da Patrulha, mais precisamente na localidade de Esquina dos Morros, onde recentemente a CCR ViaSul construiu um acesso, permitindo deslocamento de veículos no sentido SAP-Osório.
A ALÇA DE ACESSO
Como para o novo empreendimento é fundamental uma alça em direção à Porto Alegre, tudo indica que isso deverá se concretizar, até porque há lideranças importantes interessadas, como o senador Luis Carlos Heinze, que na iniciativa privada é empresário. Ele ficou entusiasmado com a possibilidade, porque isso possibilitará o trânsito de cargas em direção ao Porto Seco de Rio Grande e ao futuro Porto Seco de Arroio do Sal, possibilitando o trânsito de cargas, tanto para os demais Estados brasileiros, como para outros países.
Vai ser, seguramente, a bola da vez para Santo Antônio, no que concorda Zezo ao conversar com a reportagem.
REUNIÃO RECENTE
Há uns vinte dias houve importante reunião em que participaram, dentre outros, o prefeito Rodrigo Massulo, o senador Luis Carlos Heinze, o ex-prefeito Zezo, o diretor da empresa Eleandro Goulart para ver com a direção da CCR sobre a viabilidade da construção da alça no acesso de Esquina dos Morros.
Como afirma Zezo, inclusive o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas quando ainda titular daquela Pasta, tomou conhecimento do projeto, viu como muito importante o investimento, a expectativa é de que agora seja apenas questão de pouco tempo para que seja batido o martelo e as obras, tanto da alça do acesso à autoestrada, como as obras físicas de construção do Centro de Distribuição de Congelados possam começar. A área, de 35 ha já está garantida.
O novo empreendimento deverá oportunizar em torno de 500 empregos diretos e mil indiretos. Toda a iniciativa é bancada com recursos privados, e conforme Zezo, a JBS seria uma das principais investidoras no empreendimento.
Se tudo transcorrer, conforme o previsto, calcula-se que em 24 meses (e são palavras inclusive do diretor de operações da empresa), o Centro deverá entrar em atividades.