Zaffalon solicita agilidade na construção de microbarragens na região

O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, voltou a cobrar do governo do Estado agilidade na construção de 13 microbarragens no Rio Gravataí, obras que permitirão auxiliar o abastecimento em épocas de seca como a sofrida pela região neste momento. Os baixos níveis de água das bacias hidrográficas verificados nas últimas semanas, pela falta de chuva e altas temperaturas, podem ocasionar racionalização ou até falta de água em diversas cidades da Região Metropolitana.

Em reunião da Associação dos Prefeitos da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) com o governador Eduardo Leite, Zaffalon lembrou que a construção de barragens é um tema antigo. Segundo ele, o recurso via Metroplan (Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional) está disponível desde 2012, porém somente agora houve a licitação e a contratação do EIA-Rima por parte do Estado. Após esse processo, que deverá durar até dois anos, o Governo do RS deverá fazer os projetos e, na sequência, a contratação da obra. Com isso, as obras das 13 microbarragens devem levar, no mínimo, quatro anos.

Zaffalon também ressaltou a necessidade de todos os municípios atingidos com o problema da estiagem se envolverem na busca de uma solução ao tema e alertou que poderá ser necessário o racionamento de água ou até o desabastecimento de várias cidades com a continuidade da falta de chuvas. O Rio Gravataí é um importante manancial para o abastecimento de mais 500 mil pessoas.

O governador Eduardo Leite afirmou que o Executivo está comprometido com o tema e solicitou agilidade à Metroplan no processo de efetivação das microbarragens.

A reunião também contou com as presenças do presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, dos prefeitos de Cachoeirinha, Maurício Medeiros; de Glorinha, Paulo José Silveira Corrêa; do chefe da Casa Civil, Artur Lemos; do secretário-adjunto de Meio Ambiente, Guilherme de Souza, do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Luiz Carlos Busato, da secretária de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Social, Silvana Covatti, além de representante da Defesa Civil.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade