Zaffalon assina ordem de início para a construção da nova base do Samu e da Central de Ambulâncias

O prefeito Luiz Zaffalon assinou, na tarde desta segunda-feira (11/7), a ordem de início para a construção da nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Central de Ambulâncias.
A obra, que tem previsão de entrega de oito meses, será custeada com recursos do próprio município e será construída ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Abílio Alves dos Santos, na parada 74.

“Trata-se de um lugar estrategicamente localizado na cidade, com a melhor logística possível. Isso é um marco da nossa administração”, disse o prefeito. Durante sua fala, Zaffa reforçou ainda que, em poucos meses, Gravataí contará com a melhor base da Central de Ambulâncias e do Samu do Rio Grande do Sul.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, a nova estrutura, além de seguir todas as normas sanitárias e de acessibilidade universal, estará localizada em ponto estratégico do município, possibilitando a rápida saída para atendimentos de urgência.

“É um momento importante para nós. O governo reconhece a importância de melhor estruturarmos e qualificarmos esse serviço, para que funcione, da melhor maneira possível, em um local adequado. Trabalhamos para que Gravataí tenha a melhor rede de saúde do Estado, com estruturas de ponta e alto padrão de assistência”, realçou o secretário.

É mais um importante passo para melhorias na nossa saúde. Essa obra faz parte das melhorias e dos avanços que o governo municipal tem feito na saúde, por meio da sinergia entre Executivo e Legislativo”, lembrou o vice-prefeito Dr. Levi Melo.

O Samu de Gravataí conta, atualmente, com 48 profissionais da área técnica, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores. Além disso, outros seis servidores participam da área de apoio. O serviço pode ser acionado, a qualquer momento e horário, pelo telefone 192.

Nova localidade

Com a nova obra, que tem uma área de 2.786 metros quadrados, haverá vagas para, ao menos, 16 ambulâncias, sendo nove para a Central de Ambulâncias e sete para o Samu, que terão acessos autônomos e independentes. Atualmente, ambos estão localizados na Avenida Brasil, em prédios pouco adequados para esse tipo de serviço. Com a unificação das edificações em apenas um local, será possível um atendimento mais otimizado, em um local de fácil acesso.

“As equipes aguardam ansiosas por essa construção, que vai empregar um método construtivo mais rápido e mais adequado em termos ecológicos. Em breve, teremos orgulho de ter em nosso município a mais moderna base de serviços móveis de urgência do Estado”, disse o diretor do Departamento de Urgência e Emergência, Leonardo Machado.

O novo empreendimento foi projetado com um sistema construtivo inovador, chamado Light Steel Frame, caracterizado por uma obra seca, limpa e mais rápida, se comparada aos sistemas construtivos convencionais. Assim, possibilita a racionalização dos recursos e a diminuição do volume de resíduos gerados na sua execução, permitindo, além disso, maior sustentabilidade ao projeto.

Programa Avança – Atenção Especializada

Por meio do Programa Avança – Atenção Especializada, a Prefeitura de Gravataí, a partir da SMS, objetiva ampliar e qualificar o acesso a procedimentos de média e alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, considerando as necessidades de saúde dos munícipes de Gravataí, no período de 2022 a 2024. Além disso, tem o propósito de construir estruturas equipadas e adequadas para o município, como o Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual (CRVVS) e a Farmácia Municipal.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade