Empresa pioneira e das mais reconhecidas do setor automotivo brasileiro, a Dana representa a evolução e desenvolvimento da indústria nacional, além das fronteiras do país
A Dana comemorou, ontem (10/7), seus 75 anos de atividades no Brasil e dá continuidade ao crescimento de seus negócios no País, ampliando a sua participação no mercado de reposição, fornecimento às montadoras e na exportação. “Um feito igualado por poucos”, define Raul Germany, presidente da Dana no Brasil, para a trajetória da empresa nesse período.
Com foco na excelência e sustentabilidade de suas operações e programas, a Dana lidera a transformação que já está ocorrendo no setor rumo à descarbonização e a veículos movidos a combustíveis renováveis e sustentáveis.
Na última década, a Dana investiu mais de R$ 1 bilhão no Brasil para o crescimento do pacote de produtos, modernização de linhas de produção e o aprimoramento de processos. Com quase quatro mil funcionários no Brasil e operações em Gravataí (RS), Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP), suas soluções estão presentes em todos os caminhões e ônibus e na grande maioria dos automóveis e picapes fabricados ou comercializados no Brasil, além de máquinas e equipamentos dos mais variados tipos e aplicações.
A empresa segue à frente de inovadores projetos de mobilidade, incluindo a eletrificação e descarbonização de veículos comerciais, em linha com a busca mundial por alternativas de energia menos poluentes. “Oferecemos todos os elementos de um sistema eletrificado completo e integrado, indo muito além dos componentes”, destaca Germany. “Seguimos ajudando a escrever a história da indústria e de nossas comunidades, sempre evoluindo e nos reinventando”, completa.
Além de desenvolver, integrar e fabricar componentes e sistemas que ajudam a mover veículos da forma mais eficiente e limpa possível, a Dana almeja seu próprio funcionamento sustentável ao continuamente buscar minimizar o impacto ambiental de suas atividades, incluindo a redução global de 50% de suas emissões de CO2 até 2035.
Movendo o que importa, agora e além
“Nosso slogan vai além dos nossos produtos, que ajudam a mover os veículos dos nossos clientes, que por sua vez transportam pessoas e cargas com segurança e eficiência. Está relacionado, também, com o nosso papel social e econômico, uma vez que se aplica aos nossos funcionários que movem suas vidas, sonhos e as comunidades de que participamos”, explica Germany.
Sobre os próximos passos da empresa, é categórico: “O futuro é agora. Há décadas investimos no Brasil, pois acreditamos no potencial do país e no de nossas pessoas. Nos posicionamos estrategicamente fazendo o balanceamento de nossos negócios e investimos nos mercados original, reposição e exportação, que por sua vez representa 20% das nossas vendas, além de trazer importantes oportunidades de atualização tecnológica e busca por competitividade”, destaca.