Você pode colaborar para a publicação do livro Retratos de Gravataí

Uma vaquinha on-line é promovida para o lançamento do projeto de fotos históricas que complementa a obra Nossa Terra, Nossa Gente

Priscila Milán

O Grupo Amigos da História de Gravataí e a Plana Editora se dedicam à produção de um livro com fotos que preservam a memória da cidade. Retratos de Gravataí tem previsão de lançamento para outubro, porém devido ao grande investimento, os organizadores promovem uma vaquinha on-line que ajudará a custear o projeto editorial. O trabalho complementa a obra Nossa Terra, Nossa Gente, que apresenta a história da criação, povoamento e desenvolvimento do município de 1730 a 1950.

Conforme o editor, Leandro Nazari de Melo, a publicação vai contar com textos em Português e Inglês, além de elementos inovadores que contribuirão para o alcance imediato do conteúdo. “Não podemos revelar todos os detalhes, mas este é, de fato, um projeto ambicioso, para traduzir com precisão, os anos da construção da cidade, em imagens”, destaca. A organização do livro também é feita por Amon da Costa, Ângela Maria Fonseca Barbosa dos Santos, Júlio Barbosa dos Santos Júnior e Pedro Bandeira Martha.

Segundo os idealizadores, “a obra em construção pretende ser a memória viva” do município e deve reunir aproximadamente 160 imagens, coletadas nos últimos meses entre várias famílias, incluindo a coleção particular de Ernesto da Fonseca, Antônio Fonseca e Agostinho Martha. O grupo afirma que Retratos de Gravataí vai “narrar a história da cidade de um modo único” e tem sido produzido de forma colaborativa. Fotos e objetos foram doados para o desenvolvimento do projeto.

Os organizadores revelam que entre os destaques estão as imagens dos três memorialistas e a fotografia mais antiga é um retrato de 1860, quase 90 anos depois do povoamento.

No site vakinha.com.br é possível colaborar para a publicação do novo livro. Estão previstas entregas de exemplares e um presente especial para a cota de maior valor agregado. É possível ainda fazer a compra antecipada com pagamento via PIX (chave 2908255@vakinha.com.br). A meta de arrecadação pela plataforma on-line é de R$ 86 mil reais.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade