O Polo Universitário Santo Antônio recebeu, em setembro, a aula “Marketing digital para pequenos negócios: como começar na internet sem complicação”, ministrada pela profissional de comunicação Viviani Silveira, dentro do curso “Marketing Descomplicado”. Voltada para empreendedores, estudantes e membros da comunidade, a atividade teve como proposta desmistificar o universo digital e mostrar que é possível construir presença online de maneira prática, acessível e alinhada à essência de cada marca.
“Quem se posiciona chama a atenção, estabelece relações e ganha clientes. O que o empreendedor precisa aprender é como traduzir isso para sua comunicação nas redes sociais”, explicou.
A especialista também ensinou sobre posicionamento de marca, construção de identidade visual, criação de conteúdo estratégico e uso inteligente dos formatos do Instagram.
Segundo Viviani, “a presença digital hoje é uma extensão da sua vitrine. Mesmo um pequeno negócio pode alcançar resultados expressivos se souber se posicionar com intencionalidade e autenticidade”. A especialista reforçou que mais do que números, o marketing digital é sobre conexão e propósito, e que as redes sociais devem ser utilizadas como ferramentas de construção de relacionamento e confiança.
Com mais de 20 anos de experiência na área da comunicação, Vivi é graduada em Relações Públicas pela PUCRS. Hoje atua desenvolvendo estratégias de posicionamento para empreendedores e para marcas pessoais, que desejam se destacar pela própria essência, utilizando as redes sociais como aliadas para fazer negócios.
- Sto Antônio, Sto Antônio – Cultura