Vera Maciel recebe Prêmio Joaquim Felizardo

A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Smcec), entregou na noite de segunda-feira, 25, o Prêmio Joaquim Felizardo a 15 personalidades que contribuíram com a cultura da capital. A cerimônia ocorreu no Teatro Túlio Piva (rua da República, 575 – Cidade Baixa) e reuniu artistas e intelectuais. Um dos agraciados foi a historiadora patrulhense Vera Lúcia Maciel Barroso na distinção Patrimônio e Memória. O troféu de bronze foi entregue por Débora Magalhães, coordenadora do EPHAC, que é o órgão do Patrimônio Histórico e Artístico de Porto Alegre.
A premiação faz parte das festividades do aniversário de 252 anos da cidade.
HOMENAGEM
A historiadora patrulhense Maria Helena Gil Peixoto parabenizou a homenageada pelo que considerou como justa distinção. “És incansável estudiosa e propagadora da história do nosso estado, especialmente da valorosa presença e legado dos açorianos.”
Já o lançamento do Raízes Açorianas no Rio Grande do Sul no sábado (23), também foi definido por Maria Helena como espetacular. “Orgulhosos de participar e prestigiar a liderança da Vera como organizadora da obra”, completou.
CURRICULUM DA HOMENAGEADA
Vera Maria Barroso possui graduação em Ciências Sociais Plena pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS (1974), graduação em História/Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), graduação em Estudos Sociais Curta/PUCRS (1971), especialização em História da Cultura/PUCRS (1977), mestrado em História/ PUCRS (1979), especialização em História Social, Política e Cultural do Rio Grande do Sul/Faculdade Porto-Alegrense-FAPA (1980) e doutorado em História do Brasil/PUCRS (2006). Atuou nos Cursos de Graduação em História e Pedagogia e nos Cursos de Especialização em História e Educação da Faculdade Porto-Alegrense, entre 1985 e 2014. É uma das idealizadoras do Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre, e historiógrafa da Santa Casa, desde 1986, onde coordena o Arquivo Histórico da Instituição. Tem vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior e mais de 50 obras organizadas na área de História, com ênfase em História do Brasil, História do Rio Grande do Sul e Patrimônio Histórico.
Liderou a organização do e-book “Açorianos em Porto Alegre: História, Genealogia e Cultura”, comemorativo aos 250 anos da fundação de Porto Alegre e 270 anos do povoamento açoriano no Rio Grande do Sul. É diretora do Departamento de História da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul. Coordena, desde 2009, os Encontros de Pesquisadores do CHC Santa Casa de Porto Alegre. Recebeu insígnia honorífica de reconhecimento da Assembleia Legislativa e do Governo da Região Autónoma dos Açores/Portugal (2022). Recebeu o título de Embaixadora da Cultura da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha/RS (2022).
FOLHA PATRULHENSE
Vera Maciel possui uma belíssima coleção da Folha Patrulhense, com todos os volumes encadernados e colecionados desde a primeira edição em primeiro de maio de 1979.
Afora o Museu Caldas Júnior, ela é uma das únicas, senão a única a possuir todas as edições de nosso Jornal.
“Para mim foi uma honra. Estou muito feliz mesmo e muito alegre”, comemorou Vera Maciel Barroso.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade