Vacinação de idosos com idade a partir de 85 anos começa de forma tímida

Teve início nesta quarta-feira, 10, a vacinação contra a Covid-19 de idosos a partir dos 85 anos. A ação faz parte da segunda fase do plano de imunização. Para facilitar o processo, a cidade foi dividida em cinco regiões e a imunização ocorre nas unidades básicas de saúde Centro e São Judas Tadeu e nas unidades de saúde da família Águas Claras, Neópolis e Barro Vermelho (confira endereços e horários abaixo).

Para ser vacinado nessa etapa, o idoso precisa procurar uma destas cinco unidades de saúde referenciadas para a ação, munidos de documento de identificação com foto e comprovante de residência. Ao todo, neste primeiro dia, foram vacinadas 649 pessoas, entre idosos que foram até os postos e os acamados – que receberam visita domiciliar dos funcionários da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a aplicação.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Municipal em Saúde (Viemsa), Vanessa dos Santos Prates, a procura neste primeiro dia foi considerada “tímida” pelas equipes da saúde. “A ação ocorreu de forma muito tranquila em todas as unidades e esperamos que assim seja durante todo o período”, comentou.
Moradora do Centro, dona Marina Müller, 86 anos, chegou na UBS Centro por volta das 7h30. “Vim no primeiro dia, porque moro aqui perto e este é o mínimo que posso fazer. Agora, graças a Deus, as coisas irão melhorar”, comenta.

O seu Mário Vidal, de 95 anos, tomou a primeira dose do imunizante na UBS Centro. Ele é morador da região e disse que estava muito ansioso para fazer a vacina. “Estou feliz de ser vacinado. Não saio de casa desde março do ano passado”, contou.

Solidariedade em todas as horas

O momento de imunização dos idosos também pode ser de empatia. Prova disso é a ação feita por Marlise Müller, 63 anos. Ela acompanhava a sua mãe, dona Teresinha dos Santos, 89 anos, e, próximas a elas, estavam Ilka Elita Mohr, 95 anos, e sua filha. Quando estava próximo das duas idosas serem vacinadas, a filha de Ilka precisou sair e Marlise, em um ato de solidariedade e amor ao próximo, se ofereceu para acompanhar a então senhora que acabara de conhecer.

“Quando entendi o que estava acontecendo me prontifiquei. Não iria deixar a dona Ilka sair daqui sem a vacina. Me sinto muito feliz de poder ajudar alguém neste momento em que precisamos cuidar uns dos outros”, relatou Marlise.

Ilka e Terezinha, com as carteirinhas de vacinação nas mãos, eram só alegria. “Estou muito feliz por poder dar uma lambada nessa Covid (19)”, comentou sorrindo Terezinha, que com o comentário fez a nova amiga Ilka também sorrir.

Saiba os endereços e horários das unidades que estarão vacinando contra a Covid-19:
UBS CENTRO
Endereço: Rua Carlos Linck, 55
Horário: 7h às 18h
USF ÁGUAS CLARAS
Endereço: Rua Carlos Drummond de Andrade, 1030
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
UBS SÃO JUDAS TADEU
Endereço: Rua Félix Rodrigues, 195
Horário: 7h às 18h
USF NEÓPOLIS
Endereço: Avenida São Paulo, 65
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
USF BARRO VERMELHO
Endereço: Rua Sagrada Família, 275
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade